Polícia Ambiental apreende madeira sem documentação em Afonso Cláudio

A partir de uma denúncia anônima informando que um caminhão com toras de madeira nativa da Mata Atlântica estaria sendo descarregado em uma serraria em Afonso Cláudio, uma equipe da Polícia Militar Ambiental esteve no local, nessa quarta-feira (05), e constatou que o proprietário da serraria, um senhor de 53 anos, não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) referente ao produto, o que não é permitido por lei.

 

Os policiais informaram que o proprietário, ao receber a madeira sem o DOF, infringiu o Artigo 46 da lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) e o motorista do caminhão, ao transportar o produto, também infringiu o parágrafo único do Artigo 46 da mesma lei que diz que é obrigatória a licença do órgão competente para que se possa transportar madeira nativa. Eles podem ser punidos com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa de R$ 300,00 por unidade.

 

A madeira apreendida ficou sob responsabilidade do dono da serraria e o caminhão, que também foi apreendido, ficou sob responsabilidade do motorista que o conduzia.

 

Foi registrado um boletim de ocorrência ambiental que, com um relatório fotográfico, foi encaminhado junto com o motorista do caminhão e o proprietário da serraria à Delegacia de Polícia Civil do município para os devidos esclarecimentos.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização