A população de Alfredo Chaves agora pode contar com os serviços de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que desde o início de dezembro está em pleno funcionamento no municipio.
Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, o orgão tem como objetivo orientar os consumidores em suas reclamações, informar sobre seus direitos e fiscalizar as relações de compra e venda entre consumidores e fornecedores.
O Procon Municipal, conforme a Secretária de Ação Social e Cidadania de Alfredo Chaves, Jacirley de Almeida Silva, é composto por uma equipe multidisciplinar, com objetivo de garantir a proteção do consumidor, para que as ações de consumo sejam efetuadas conforme as condições previstas na lei.
A atuação do órgão é voltada para a preservação dos direitos, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, explicou.
Para a advogada responsável pelo setor, Helga Rezende Tavares, o órgão auxilia e soluciona previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa. Ainda, segundo a ela, é uma forma de reeducar as relaçãos entre consumidores e fornecedores e ambos respeitarem a legislação vigente.
A prefeitura prepara para 2009 campanhas de mobilização envolvendo palestras voltada aos comerciantes locais e consumidores.
A partir do momento que os comerciantes respeitam as leis, automaticamente respeitarão também o seu cliente, que sairá satisfeito do estabelecimento sem a necessidade buscar seus direitos por alguma eventualidade. Isso é cidadania, completou Elga que orienta os consumidores a buscarem seus direitos sempre que se sentirem lesados.
O Procon funciona de segunda a sexta no prédio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, na Alameda José Seme, centro da cidade e atende pelo telefone (27) 3269-1297.
* Fonte: Assessoria de Comunicação Alfredo Chaves