Com o propósito de ampliar conhecimento e gerar renda para agricultoras de Vargem Alta, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza um curso sobre produção de pães e biscoitos, a partir desta sexta-feira (05), na comunidade de Castelinho.
O Treinamento de Pães e Biscoitos, como é chamado, tem duração de três dias e pretende orientar as alunas sobre boas práticas de manipulação da panificação de alimentos e normas de higienização.
De acordo com a economista doméstica e instrutora do Senar, Kelly Cristina Feitosa, durante o curso, as 15 participantes terão a oportunidade de aprender na teoria e na prática como funcionam os procedimentos de produção.
Receitas
No curso, a instrutora pretende trabalhar especialmente com a produção de pães e biscoitos, mas também ensinar técnicas sobre bolos e pizzas. Ao todo serão 23 receitas elaboradas durante o treinamento, que serão suficientes para que as produtoras possam utilizar os procedimentos para agregar valor e renda, observa ela.
Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper, Aroldo Oliveira Gomes, o objetivo do treinamento é capacitar as produtoras, melhorar a qualidade de vida e utilizar o procedimento de panificação como fonte de renda na agricultura familiar.
Ao fim do curso, serão entregues certificados às participantes e realizada uma degustação. O Incaper e o Senar contaram também com a parceria da Prefeitura de Vargem Alta e o Sindicato Rural (SR), que os auxiliaram na aquisição dos utensílios para realizar o curso.