Conceição do Castelo integra um projeto de meio ambiente que, inicialmente, vai envolver 23 municípios capixabas. O Ecoar é do Instituto Estadual de Meio Ambiente- Iema, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo.
O objetivo é divulgar permamentemente o meio ambiente com ações durante todo o ano, e não isoladas. O Projeto Ecoar também pretende deflagar informações sobre os cuidados que cada cidadão deve ter com o meio ambiente, para que haja conscientização não só dos estudantes, como também dos moradores em geral.
Para a implantação do projeto, os municípios foram divididos em regiões. Conceição ficou denominado Saíra Apunhalada, em referência à ave rara, que tem exemplares na fauna local. Também integram a região Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Itarana.
De 24 a 28 de agosto, cerca de 120 pessoas dos municípios da região participaram de uma capacitação do projeto, em Afonso Cláudio. Em cada municipio, existe o Grupo de Sustentabilidade para dar suporte às escolas envolvidas, com representantes das secretarias municipais de Educação e Agricultura. Foram selecionadas as escolas: UMEF Alto Monforte, UMEF Mata Fria e UMEF Santa Luzia.
Agora, os professores de Conceição vão desenvolver projetos de acordo com o diagnóstico realizado a partir de 2008 no município, onde foi constatado largo uso de agrotóxicos nas lavouras e problemas com a recuperação de nascentes e o lixo. A partir de fevereiro de 2010, uma carreta do projeto vai divulgar o Ecoar Mambembe com teatro e oficinas educativas.