A conquista será celebrada neste sábado, dia 14, às 17h, no salão da 3ª idade, do bairro Macrina, com a participação de mais de 60 jovens de Alfredo Chaves. Trata-se da formatura dos alunos do projeto Juventude Cidadã, que na ocasião também irão comemorar cinco meses de crescimento profissional, entre experiências sociais, teorias e práticas.
O projeto que foi implantado no município, desde julho do ano passado, tem a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.
Os cursos, segundo Caroline dos Santos Maróquio, que é uma das monitoras do projeto, tem a finalidade garantir emprego e renda aos jovens do município, com idade entre 16 e 24 anos.
Ainda segundo Caroline, os cursos contemplam três áreas ocupacionais, em que foram oferecidos aulas específicas no ramo de turismo e hospitalidade, alimentação e beleza estética.
Conforme a secretária de Ação Social e Cidadania do município, Jacirley de Almeida Silva, durante a qualificação profissional que se estendeu por um período de cinco meses, cada jovem foi beneficiado com um valor mensal de R$ 120,00. Agora os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho para oportunidade do primeiro emprego, de acordo com a necessidade do comercio local.
A titular da pasta, lembra ainda que vários alunos já foram inseridos no mercado e atuam em supermercados, lanchonetes, oficinas e salões de belezas do município.
Para o prefeito municipal, Fernando Videira Lafayette, contribuir para a profissionalização e a inclusão do jovem é colaborar diretamente para a melhor qualidade de vida de toda a população.
* Fonte: Assessoria Prefeitura de Alfredo Chaves