Projetos são lançados durante Semana do Meio Ambiente em Venda Nova

•Por Leandro Fidelis

Durante a Semana do Meio Ambiente, que começa hoje e vai até a próxima quinta-feira (5 de junho), Venda Nova vai conhecer dois projetos ecológicos que visam mudar a consciência dos moradores. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Dentre as atividades, haverá reuniões com os geradores de resíduos de oficinas, lava-jatos e postos de combustível e geradores de resíduos de saúde, além de distribuição de folders informativos e cartilhas, dia de campo e palestras nas escolas (confira programação abaixo).

A abertura foi hoje, às 11h, com o lançamento da campanha “Sacola Ecológica” em parceria com a Coopeducar. “O objetivo é conscientizar a comunidade a reduzir o consumo de sacolas plásticas no comércio. Isto é um passo importante para implantar a coleta seletiva em Venda Nova”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Henrique Lorenção.

Os alunos da Coopeducar conheceram o protótipo da sacola e em breve vão começar a produzi-la em tecido. A princípio serão 350 unidades, mas a meta da Secretaria é distribuir 5.000 sacolas este ano.

Logo mais, às 18h, no Salão Paroquial, a Secretaria de Meio Ambiente apresentará o projeto “Diesel Ecológico”, desenvolvido em parceria com a Marca Ambiental, Secretaria Municipal de Educação e comércio local. A idéia é coletar o óleo de fritura usado pelos moradores e transformá-lo em biodiesel.

Programação Semana do Meio Ambiente:

2 de junho (segunda-feira)

– Apresentação do projeto “Diesel Ecológico”- Salão Paroquial Igreja Matriz- às 18h

3 de junho (terça-feira)

– Reunião com os geradores de resíduos de serviços de saúde

Salão Paroquial- às 19h

4 de junho (quarta-feira)

– Reunião com os geradores de resíduos de classe I (oficinas, lava-jatos, postos de combustível, etc.)

Salão Paroquial- 19h

5 de junho (quinta-feira)- Dia Mundial do Meio Ambiente

– Dia de Campo em parceria com o Iema para orientar produtores rurais sobre boas práticas na agricultura e educação ambiental

Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá- às 18h

* Durante toda a semana serão distribuídas nas escolas do município cartilhas do projeto “Biossistema Integrado Ronald Sposito” (Alto Caxixe) e folders orientando sobre qual órgão ambiental acionar em caso de intervenção no meio ambiente

Confira mais Notícias

Qualificar ES abre 20 mil vagas para cursos on-line gratuitos

Moradores de Venda Nova que foram afetados pela chuva poderão sacar FGTS

Ar seco: Venda Nova registra a menor umidade do ar do Brasil

Saúde

Secretaria de Saúde de Venda Nova inicia fumacê para combater Dengue e Oropouche

Uma a cada três crianças tem perfil aberto em redes, alerta pesquisa

Estradas rurais começam a receber serviços de recuperação em Alfredo Chaves

Famílias afetadas pelas chuvas em Venda Nova recebem assistência e doações

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES