Queijos de Venda Nova do Imigrante são os primeiros no estado a receberem Selo Arte

 

 

Quatro queijos da Artelatte Queijos Artesanais, queijaria em Venda Nova do Imigrante, receberam o selo nacional com a indicação “ARTE”, que identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Os produtos são os primeiros no Estado no setor de laticínios a receberem o selo e agora poderão ser comercializados nacionalmente. 

 

O estabelecimento enviou no mês de junho o pedido de selo ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e recebeu em sua propriedade em outubro, a auditoria de enquadramento de concessão do certificado. Durante as visitas, o Idaf atestou além de conformidade com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os produtos alimentícios são elaborados de forma artesanal, a partir de técnicas predominantemente manuais por pessoas com total domínio do processo de produção e singularidade dos produtos nas características tradicionais, culturais e regionais.

 

Quatro Queijos da Artelatte receberam o Selo Arte:

• San José: queijo de vaca semicozido, de 4 meses até 1 ano e meio de maturação. Bem amanteigado e levemente adocicado;

• Capra: queijo de cabra, semicozido, com no mínimo 2 meses de maturação. É semi-duro, com mesma base de São José, porém um pouco mais forte;

• San Martin: É um queijo de blend de leite de cabra e vaca. Fermentado com iogurte produzido pela própria fábrica, com cura de 45 dias de maturação. Casquinha por fora e semicremoso por dentro;

• Duetto: Blend de leite de cabra e vaca com no mínimo 3 meses de maturação. O gosto é bem particular, o que pode lembrar um pouco o queijo parmesão, semiduro.

 

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, parabeniza os produtores. “O recebimento desse selo, o primeiro no setor de laticínios de todo o Espírito Santo, é o fruto do compromisso da Artelatte com a qualidade e responsabilidade na produção. E quem ganha é o consumidor, com um produto de qualidade! Parabéns!”

 

 

História

A propriedade em São José do Alto Viçosa, zona rural de Venda Nova do Imigrante, era de Franchesco, italiano que começou a produção de queijos com um amigo conterrâneo para consumo próprio. Ao passar do tempo, com o aumento da produção e sobras de peças de queijo, os amigos decidiram vender os queijos para os vizinhos. 

 

Com o crescente interesse da população na produção de queijos local e buscando conformidade com o Serviço de Inspeção Municipal, Franchesco e seu sócio realizaram a reforma da casa e transformação para laticínio, com câmara fria e local para cura dos queijos. 

 

Com a chegada do Amedeo, italiano que mudou para o Brasil em 2014, a Artelatte aumentou a produção e variedade de queijos, e hoje, Amadeu e mais um sócio, produzem com os colaboradores da fábrica, cerca de 12 queijos de leite de vaca e cabra, além de iogurte natural.

 

A propriedade hoje recebe diversos turistas de todos os estados do Brasil, encantados com o agroturismo da região, e está aberta para visitação todos os dias de 08h30 às 17h em São José do Alto Viçosa, em Venda Nova do Imigrante.

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!