Cidades

Rua sem iluminação pública prejudica moradores em Alto Caxixe

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Moradores de uma rua na localidade de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, estão vivendo no escuro. Eles pagam taxa de iluminação pública, mas não contam com postes e lâmpadas para garantir a luz durante a noite. Além disso, a rua não tem rede de esgoto. Representantes comunitários dizem que já procuraram a Prefeitura, mas que não tiveram resposta.

 

De acordo com o ex-líder da comunidade, José Maria Vieira de Souza, a falta de iluminação prejudica os moradores que vivem perto da rua. “Temos casas de pessoas que já foram assaltadas aqui. Tem uma senhora que precisa levar o marido doente ao médico e tem dificuldade em sair no escuro. Já procurei a Prefeitura várias vezes, mas eles não nos deram retorno”, conta José Maria.

 

Segundo a estudante Josilene Aparecida Ebani (26), que mora em uma casa na margem da mesma rua, apesar de ficarem no escuro durante a noite, os moradores têm que pagar a taxa de iluminação pública na conta de energia elétrica. “Eu já fui até a Prefeitura pedir para não pagar a taxa. Eles dizem que não podem tirar a cobrança, mas não explicam por que não instalam iluminação pública na nossa rua”, revela Josilene.

 

A aposentada Doraci Pereira Vicente (70) mora em um acesso perpendicular à rua sem iluminação. Ela conta que é difícil levar o marido, de 86 anos, ao médico. “Ele é doente e, para levá-lo até o hospital, temos que carregá-lo, porque ele não pode andar. Estamos sofrendo muito ali naquele canto no escuro”, desabafa a aposentada.

 

Na rua também está instalada uma igreja evangélica. O pastor da igreja, Francisco Araújo (62), conta que ele e os fiéis têm problemas para chegar até o templo durante a noite. “Quando a gente tem que vir ou sair da igreja, temos dificuldade por causa da escuridão”, conta o pastor.

 

Para tentar resolver o problema, ele colheu assinaturas dos moradores em documentos pedindo iluminação pública e rede de esgoto na rua, mas, de acordo com o pastor, a Prefeitura não deu resposta. “Nós estamos pedindo desde dezembro de 2013, mas os responsáveis na Prefeitura sequer nos ligam para dar um posicionamento. Nós precisamos desses serviços. Se eles não nos ajudarem, como podemos resolver? Pedi se eu poderia instalar uma iluminação na frente de igreja com a energia da Escelsa, mas disseram que não posso fazer isso”, explica Francisco.

 

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Obras de Venda Nova do Imigrante. De acordo com o secretário Municipal de Obras, Marcelo Perim, a rua citada nesta reportagem fica em um loteamento irregular e a responsabilidade pela infraestrutura dos loteamentos é do loteador, e não da Prefeitura.

 

Ainda de acordo com Marcelo, há uma orientação do Ministério Público para que a Prefeitura não realize obras em loteamentos irregulares. Marcelo Perim disse ainda que o Poder Público Municipal está tentando negociar com o loteador para que a situação do loteamento seja regularizada e os problemas de infraestrutura sejam resolvidos.

Confira mais Notícias

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

Vargem Alta abre processo seletivo para contratação de profissionais em diversas áreas

Jovem é socorrida após ficar com a mão presa em moedor de carne em Brejetuba

Produtores de Pedra Azul cultivam morangos que viram tortas gigantes na tradicional festa

plugins premium WordPress