FMZ A Rádio
da Família

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

A Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) será realizada em nova data e local em Venda Nova do Imigrante (ES), nas Montanhas Capixabas. A 4ª edição do evento ocorrerá de 05 a 08 de setembro, na Fazenda Pindobas, zona rural do município reconhecido por lei como a “Capital Nacional do Agroturismo”. A cerca de 8 km do centro da cidade, o novo local promete experiências ainda mais autênticas em turismo rural.

A Feira é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, e apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). O objetivo central da RuralturES é divulgar os produtos locais, enfatizando o turismo de experiência como elemento central.

“O Sebrae/ES continuará reforçando sua estratégia de atuar no turismo de experiência para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Em 2024, além do atendimento aos diversos setores econômicos, o Sebrae/ES definiu o turismo como setor prioritário, tendo em vista a sua multisetorialidade e incontestável relevância para o desenvolvimento econômico e social”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Além disto, o Sebrae/ES está empenhado em posicionar o Espírito Santo como Estado de referência no turismo de experiência e destino nacional. Neste sentido, está em curso a formatação de um Distrito Turístico no Complexo Agroindustrial da Fazenda Pindobas que deverá potencializar a oferta de atrativos turísticos na região. O espaço será a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae/ES e também contará com espaço expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a imigração italiana.

“O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, completa Rigo.

Em setembro do ano passado, foi assinado um Protocolo de Intenções que, além do Sebrae/ES e da Prefeitura de Venda Nova Nova do Imigrante, inclui o Governo do Estado e outras entidades na criação do distrito turístico. O local fica localizado na ES-166, também conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo.

Resultados da última edição- Na 3ª RuralturES, de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos de Venda Nova, a Feira superou as expectativas, atraindo um público estimado em 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita. Um aumento significativo de quase 15% em comparação ao ano anterior de 2022. A movimentação financeira também foi expressiva, ultrapassando R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem considerar os benefícios para a ocupação hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo no município e arredores.

Diversidade de experiências- Com mais de 30 horas de programação, a RuralturES 2023 surpreendeu os visitantes com a variedade de produtos oferecidos por mais de 140 empreendedores capixabas. Durante a feira, os visitantes puderam degustar cafés especiais, cervejas artesanais, mel, morango, flores e apreciar o talento dos artesãos locais. As apresentações culturais, como música e danças folclóricas, proporcionaram uma imersão na rica tradição do Espírito Santo.

Além dos empreendimentos locais, a Feira teve a participação de expositores do Pará e do Rio de Janeiro, ampliando ainda mais as possibilidades de intercâmbio cultural. O evento contou ainda com o envolvimento de oito caravanas do Espírito Santo, proporcionando um verdadeiro tour pelo agroturismo regional, organizado pelo Sebrae/ES.

As expectativas para a 4ª edição da RuralturES são altas, prometendo superar as edições anteriores e consolidar ainda mais o turismo rural como uma atração imperdível na agenda capixaba. “É um projeto que a cada ano acrescentamos a ele a sustentabilidade para que seja realmente um evento que promova essa região e faça com que a gente não pare. A Feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área, de modo que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, conclui o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.

*Programe-se e venha para a RuralturES 2024! Acesse o site www.ruraltures.com.br e veja dicas de hospedagem! Confira também nosso Instagram: @ruraltures

O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente)Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador). 

Confira mais Notícias

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe