Cidades

Saúde dos moradores de Domingos Martins será pesquisada a partir deste mês

O município de Domingos Martins vai participar de uma pesquisa nacional do Ministério da Saúde. A partir deste mês, moradores receberão a visita de agentes, que irão diagnosticar a saúde da população. A ação faz parte da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e segundo o Governo Federal, o estudo irá proporcionar um dos mais completos diagnósticos sobre a saúde da população brasileira.

 

A pesquisa será aplicada por meio de questionário e aferições de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial, além de coletas de sangue e de urina dos entrevistados. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abrangerá moradores de 1.600 municípios em todo o País, entre eles, 39 capixabas: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Linhares, Marataízes, Mimiso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

 

O Governo Federal determinou aos municípios selecionados a definição uma pessoa de referência para apoio nas questões relacionadas à PNS e contato com pesquisadores do IBGE. Outra ação que ficará a cargo dos municípios será a divulgação da pesquisa, com a afixação de cartazes nas unidades de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins, o profissional que auxiliará os trabalhos será definido nesta semana, após reunião da equipe técnica.    

 

A PNS vai garantir informações sobre saúde do idoso, pessoa com deficiência, mulher, criança, dados sobre dengue, acidentes e violências, saúde mental, e as desigualdades existentes na população brasileira, garantindo a elaboração de políticas públicas na área de saúde.

 

“A pesquisa irá dotar o país de informações sobre os determinantes, os condicionantes e as necessidades de saúde, o uso e a avaliação dos serviços de saúde junto à população brasileira”, anunciou o Ministério da Saúde.

 

Confira mais Notícias

Circolo Trentino instala floreiras em pontes de Venda Nova em comemoração aos 35 anos da associação

Eleitor não pode ser preso a partir desta terça (29); veja regras e exceções

Lista reúne mais de 260 vagas de emprego em Venda Nova e região

Leilão de Garrotes em prol da Apae será realizado neste domingo em Venda Nova

Por unanimidade, STF iguala tempo de licença-maternidade e adotante

Instituto Jutta Batista realiza bazar com mais de 6 mil peças a partir de R$ 2 em Venda Nova

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

plugins premium WordPress