Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) comemoram até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. É uma oportunidade de reflexão sobre o dever da igualdade para a inclusão. Em Venda Nova do Imigrante, a cidade acordou com uma linda supresa nesta quarta-feira (22). Nas portas de casas e comércios, balões amarelos davam um recado importante para a população. "Deficiência não é obstáculo para o sucesso".
O tema da semana, deste ano, é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. A ideia é mostrar que pais, irmãos, tios e avós são figuras indispensáveis para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e também para a busca de soluções para melhorar a vida dos usuários das Apaes.
Nesta quarta, além dos balões nas portas, usuários e profissionais da instituição foram às ruas da cidade em uma caminhada. A ideia foi convidar os moradores da cidade a buscar políticas públicas que beneficiem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Apoio que vem das trilhas
]A Associação Polenta Trail Club fez uma doação de R$ 2 mil à Apae. O dinheiro veio do lucro do encontro dos trilheiros de Venda Nova, que este ano está na 9ª edição. Segundo o presidente do grupo, Soney Cassado, a ideia do repasse é dar a contribuição do grupo para melhorias na Apae.
Trilheiros fizeram doação à Apae a fim de ajudar na manutenção da instituição |
"Este ano conseguimos angariar um pouco mais de dinheiro e surgiu a ideia de fazer a doação, para ajudar com os custos da manutenção. Sabemos como a instituição é importante para oferecer uma vida melhor para os usuários, e quisemos dar nossa contribuição", diz Cassado, explicando que o Polenta Trail Club surgiu em 2016 e conta com o apoio do comércio, dos donos das terras por onde são feitas as trilhas e, claro, voluntários que ajudam na limpeza das estradas no dia do encontro.