Geral

Simpatias mantêm forte crença no ‘santo casamenteiro’

* Leandro Fidelis

Quase todo mundo tem uma história com Santo Antônio. O santo casamenteiro, homenageado no próximo sábado, 13 de junho, “sofre” na mão das solteiras ouriçadas. Vale até congelar a imagem do santo para intimá-lo arrumar marido.

As crendices fazem parte da cultura popular, sem intenção de ofender a fé católica. Marlene Piazzarollo Zandonadi, de Venda Nova, sempre distribui imagens de Santo Antônio entre as filhas e sobrinhas. “Sou muito brincalhona com os mais jovens. Digo a elas que, assim que arrumarem namorado, coloquem a imagem dentro do congelador de cabeça para baixo. Algumas se deram bem, outras ainda não”, conta.

A superstição é tanta que, se a simpatia dá errado, tem moça que fica com medo de ficar para titia. “Uma sobrinha deixou a imagem cair e quebrar no chão. Ela se desesperou e fui obrigada a dar outra. Tudo é motivo para brincar e fazer elas acreditarem na lenda”, completa Marlene.

Outra que sempre distribui imagens de Santo Antônio é a empresária Luciana Fernandes Zavarize. Toda vez que visita o Santuário de Aparecida, em São Paulo, traz santinhos para os amigos. A última contemplada é sua funcionária, a administradora Maria Aparecida da Silva. “Sempre trago para os meus melhores amigos, porque quero a felicidade deles”.

A admiração de Maria Aparecida pelo santo começou cedo. “Desde pequena tenho carinho pelo santo por causa do meu avô. Ele tinha um Santo Antônio em miniatura. Sempre o quis, mas o vovô nunca me deu porque dizia lhe dar sorte com as mulheres”, diz Maria Aparecida.

E se a sorte é casar, o avô da admistradora é uma mostra de que o santo também joga a favor dos homens. Ele se casou quatro vezes e com todas mulheres teve filhos. “Meu santinho está na bolsa mas, ao contrário do meu avô, até agora não apareceram pretendentes”, diverte-se a neta.

Primeiro beijo no Dia de Santo Antônio

Intercessão do santo ou não, a bancária Jacqueline Lopes de Oliveira viveu uma coincidência digna do 13 de junho. Nesta data, há dez anos, ela beijou pela primeira vez aquele que viria a ser o seu marido, o também bancário Alexandre Lima Pinheiro.

Ela conta que é uma tradição da sua família, de Belo Horizonte, fazer novena para Santo Antônio. “Cada dia a imagem fica na casa de um parente. No mesmo dia que o beijei, rezei o terço na casa de uma tia e deu certo”.

A missa em homenagem ao santo em Venda Nova acontece todos os anos na comunidade de Santo Antônio do Oriente, às margens da Rodovia Pedro Cola, que liga o município a Castelo. Sábado (13), será às 19 horas, com o padre Daniel. No domingo (14), a celebração será às 10h e às 13h terão início os leilões.

Início da devoção

A crença em Santo Antônio supera barreiras culturais e étnicas e o “Milagreiro de Pádua” é cultuado por todos, na tradição católica, e nas tradições afro-brasileiras. A mesma energia e popularidade do santo é vista entre os habitantes das colônias italianas.

Começou com os portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Daí a tradição do “pão de santo Antônio”, que sobrevive até hoje. Pães doados a sua igreja são bentos e distribuídos aos pobres. Mas Antônio é famoso mesmo por ajudar a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo.

Oração a santo Antônio para atrair alguém que você já conhece

“Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.”

Simpatia de santo Antônio para encontrar um namorado

Amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio e, enquanto dá os nós, faça o pedido. Reze um pai-nosso e pendure a imagem de cabeça para baixo, sob a cama. Só desvire quando a graça for alcançada

(* Fonte: Revista Bons Fluidos)

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho