Cidades

Supermercados terão que limitar quantidade de clientes a partir de segunda-feira (20)

 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou novas medidas de combate ao coronavírus, durante pronunciamento na noite desta quinta-feira (16). O novo decreto, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (17), regulamenta o funcionamento de estabelecimentos nos municípios capixabas.

 

De acordo com Casagrande, a partir da próxima segunda-feira (20), hipermercados, supermercados, minimercados, atacarejos, hortifrútis, padarias e lojas de conveniência, terão que limitar a entrada de clientes para evitar a aglomeração de pessoas.

 

Veja lista de determinações do novo Decreto:

– Limitar a entrada de clientes no estabelecimento para que não haja aglomerações e para que seja possível manter a distância de segurança, perfazendo o total de um cliente por cada 10m² de área de venda; quando houver fila, utilizar faixas ou marcações para limitar a distância mínima de 1,5m entre clientes; e executar a desinfecção dos carrinhos e cestas imediatamente antes e depois do contato com o cliente e de forma frequente quando não estiverem em uso;

 

– Disponibilização de sistema de venda on-line, via telefone ou whatsapp, com opção de entrega domiciliar de compras ou retirada no local; e de itens necessários para higienização das mãos de colaboradores e clientes, como lavatório com água potável corrente, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira para descarte, além de dispensers com álcool gel 70% em pontos estratégicos;

 

– Fornecimento de máscara facial a todos os colaboradores, para utilização em tempo integral, e quando o atendimento for realizado em distância inferior a 1,5 metros, sem a existência de barreira de proteção acrílica, além da máscara, deverá ser fornecido protetor Face Shield;

 

– Estão proibidos o uso de secadores eletrônicos e o oferecimento de produtos e alimentos para degustação. Ficam autorizadas as vendas de kits ou combos de produtos em geral, mediante entrega em domicílio e venda presencial, como medida de estímulo à agilidade nas compras e redução de possível aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos.

 

As medidas serão válidas enquanto durar o período de calamidade e o descumprimento das mesmas poderá configurar a prática de infração administrativa, prevista no artigo 10, inciso VII da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, bem como crime previsto no artigo 268 do Código Penal.

 

Com informações do Folha Vitória.

Confira mais Notícias

MEI terá limite de faturamento ampliado para R$ 140 mil

RuralturES 2026 amplia estrutura e aposta na força dos roteiros capixabas

Obra de contenção de encosta em Marechal Floriano segue avançando

Colisão entre ambulância e carro de passeio deixa seis feridos na BR-262 em Domingos Martins

60 vagas para curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Venda Nova

Motociclista cai na pista e morre atropelado na BR 262 em Conceição do Castelo

Gênesis 2026: ideias inovadoras poderão se transformar em novos negócios na região Serrana

Cooperativa de Domingos Martins inaugura unidade que vai processar 20 toneladas de tilápia por dia