Tatus invadem área urbana em Pedra Azul

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A aparição de dezenas de tatus na área urbana de Pedra Azul tem surpreendido os moradores do distrito, em Domingos Martins, Região Serrana do Estado. Eles surgem em grupos, cavam buracos nas encostas e divertem os turistas.

Na semana passada, foram registrados sete espécimes da variedade conhecida como “Tatu-Galinha” ao longo da trilha do Fjordland- Cavalgada Ecológica Pedra Azul, na Rota do Lagarto.

Para o biólogo Leonardo Brioschi, gestor do Parque Estadual da Pedra Azul- Pepaz, a incidência dos animais coincide com o início do período chuvoso. Como se alimentam de insetos, explica Leonardo, os tatus cavam buracos na terra.

Já o biólogo Tiago Altoé teoriza um possível estresse provocado por perturbações no habitat natural desses animais. “Motociclistas e caminhantes que fazem trilhas próximo ao parque, por exemplo, podem assustar os tatus, que não ficam em lugares humanizados”, diz.

Uma versão mais interessante do aparecimento desses animais na área urbana é constatada pelos empreendedores turísticos da região. Segundo eles, as áreas de proteção contra a caça criadas pelo Pepaz, pelo Fjordland e outros do entorno da Pedra Azul criaram condições favoráveis ao aparecimento de um grande número de tatus.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização