Três cidades do Espírito Santo têm novos limites municipais

Três cidades do Espírito Santo tiveram seus limites intermunicipais alterados. A lei, que foi assinada na quarta-feira (13), modifica as áreas do município. Na prática, alguns distritos que pertenciam a uma cidade passam a fazer parte de outra. As mudanças ocorreram em Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina e atingem cerca de dois mil moradores das comunidades. 

 

O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços básicos, como saúde e educação, além de legalizar situações administrativas. Muitas dessas áreas, antes da modificação, ficavam distantes das sedes dos municípios e os moradores buscavam, então, assistência nas cidades mais próximas. 

 

De acordo com a nova lei, Aparecidinha e Valão de São Pedro (que, juntas, abrigam cerca de 500 moradores) passam a pertencer a Santa Teresa. Antes, parte delas estava em Santa Maria de Jetibá e o restante em Santa Leopoldina, que fica a 23 quilômetros de distância.

 

Já Serra do Gelo, que pertencia a Santa Teresa, foi transferida para Santa Maria de Jetibá, que está a sete quilômetros. Santa Leopoldina, que cedeu parte de Aparecidinha, recebeu em troca cerca de 35% da área da Estação Ecológica de Santa Lúcia, que pertencia a Santa Teresa.

 

"A alteração dessa área é uma questão de justiça social. Não está se tratando de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, mas da tranquilidade e da raiz das famílias que moram nesses lugares. Nós sempre nos consideramos teresenses e temos nossos registros em Santa Teresa", revelou Gilson Mansur, que tem propriedade em Aparecidinha há 32 anos.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto