Cidades

Três cidades do Espírito Santo têm novos limites municipais

Três cidades do Espírito Santo tiveram seus limites intermunicipais alterados. A lei, que foi assinada na quarta-feira (13), modifica as áreas do município. Na prática, alguns distritos que pertenciam a uma cidade passam a fazer parte de outra. As mudanças ocorreram em Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina e atingem cerca de dois mil moradores das comunidades. 

 

O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços básicos, como saúde e educação, além de legalizar situações administrativas. Muitas dessas áreas, antes da modificação, ficavam distantes das sedes dos municípios e os moradores buscavam, então, assistência nas cidades mais próximas. 

 

De acordo com a nova lei, Aparecidinha e Valão de São Pedro (que, juntas, abrigam cerca de 500 moradores) passam a pertencer a Santa Teresa. Antes, parte delas estava em Santa Maria de Jetibá e o restante em Santa Leopoldina, que fica a 23 quilômetros de distância.

 

Já Serra do Gelo, que pertencia a Santa Teresa, foi transferida para Santa Maria de Jetibá, que está a sete quilômetros. Santa Leopoldina, que cedeu parte de Aparecidinha, recebeu em troca cerca de 35% da área da Estação Ecológica de Santa Lúcia, que pertencia a Santa Teresa.

 

"A alteração dessa área é uma questão de justiça social. Não está se tratando de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, mas da tranquilidade e da raiz das famílias que moram nesses lugares. Nós sempre nos consideramos teresenses e temos nossos registros em Santa Teresa", revelou Gilson Mansur, que tem propriedade em Aparecidinha há 32 anos.

Confira mais Notícias

Venda Nova recebe “Cine Sesc Itinerante”com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

Roda de Boteco anima final de semana com petiscos e shows com entrada gratuita em Venda Nova

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir de terça-feira (21)

Carro cai em ribanceira na Rodovia Pedro Cola entre Venda Nova e Castelo

Assinada a ordem de serviço para a reconstrução do Polentão de Venda Nova

Amanhã (30) é o último dia para pagamento do IPTU de Venda Nova com desconto

Venda Nova lança programa inédito de arborização urbana: “Calçada verde, Cidade viva”

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova