FMZ A Rádio
da Família

Um elefante atrai muita gente

* Por Leandro Fidelis

“Meu sonho era ver um elefante de perto. Fiquei uns 20 minutos olhando”, diz Júlia Zanúncio Araújo, de dez anos.

“Fiquei curiosa para saber quantos quilos pesa, quantos anos tem… Vi um filhote uma vez, mas esse é muito maior”, comenta Giovana (10), irmã de Júlia.

Desde que o circo Royter chegou a Venda Nova, todos os dias o alambrado em volta do terreno fica lotado de curiosos, todos querendo ver ou fotografar “Lady”, uma aliá de 26 anos, atração até domingo na cidade.

Com 4,5 toneladas, o animal passa o dia comendo e brincando com o seu domador Maércio Neves, o “China”, 65, enquanto não chega a hora de entrar no picadeiro. Em sua apresentação, “Lady” dança, sobe no banco e faz manha, levando o público ao delírio.

China cuida da aliá há 22 anos, desde que a comprou com um sócio num criadouro do Zoológico de Frankfurt, na Alemanha. Na época, ainda trouxe outro filhote, que morreu devido à saúde frágil. “Lady nasceu no cativeiro e sempre recebeu cuidados. Não fica presa a correntes e mesmo assim nunca agrediu ninguém. É dedicação 24 horas”, garante.

Os cuidados incluem uma alimentação específica, na qual não podem faltar capim e um suplemento com ração concentrada misturada com farelo de milho, a mesma que se dá ao gado. O banho é outra curiosidade. O circo conta com uma lava-rápido exclusivo para o momento, com direito até a xampu. “Lady toma banho todos os dias, mas hoje (ontem) está muito frio”, disse China, de uma família tradicional de trapezistas, carreira que os filhos do domador seguem hoje nos Estados Unidos e na Europa.

De vez em quando, o criador tem problemas com ONGs protetoras dos animais. No entanto, ele se diz ser contra quem maltrata e está aberto para quem quiser ver como cuida de Lady. “Já briguei com colegas circenses que não cuidavam direito dos bichos… Se um dia eu maltratá-la, me prendam!”

Lady é garota-propaganda do Circo Royter. Até desfilou pelas ruas da cidade. Calma, mas não foi andando entre os transeuntes e, sim, num caminhão, chamando a atenção de quem passava.

Confira mais Notícias

Organizador do Polenta Off Road doa R$ 10 mil para Voluntárias do Hospital de Venda Nova

Corpo de Bombeiros do ES envia terceira equipe para Rio Grande do Sul

Turismo

Setur lança Mapa do Turismo 2024: novos critérios e desafios para municípios

Tragédia

Jovem de Venda Nova morre afogado em cachoeira em Goiás

Obras

Governo do ES edital para obras de reabilitação de rodovia em Domingos Martins

Confira a programação cívica do 36º aniversário de Venda Nova do Imigrante

Estadual

Governo anuncia reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Executivo Estadual

Atenção!

Últimos dias para produtor rural solicitar bloco de notas eletrônicos