Os moradores de Venda Nova de Imigrante interessados em doar sangue e fazer cadastramento de medula óssea poderão fazê-lo nesta semana. A Unidade Móvel do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) estará na Igreja Católica Matriz nesta quinta (18) e sexta-feira (19), das 08 às 16 horas.
Para ser um doador voluntário de sangue basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.
Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador freqüente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O cadastro de medula óssea também é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue para testes. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.
O Hemoes realiza visitas externas durante todo o ano. As entidades interessadas em participar das campanhas de doação de sangue e cadastramento de medula podem agendar uma visita da Unidade Móvel pelo telefone (27) 3137-2458.