Velório do arcebispo Dom Luiz Mancilha ocorre nesta quarta (24); sepultamento será amanhã (25)

 

O velório do corpo de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória, ocorre nesta quarta-feira (24), na Catedral Metropolitana da capital, com início às 9 horas e vai até às 21 horas. O velório segue na quinta-feira (25), a partir das 6 horas e vai até às 10 horas, quando será celebrada a missa de exéquias, presidida pelo arcebispo Dom Dario Campos. Em seguida, ocorre o sepultamento na cripta da catedral. 

 

Dom Luiz Mancilha Vilela, morreu, nessa terça-feira (23), aos 80 anos. Ele estava internado desde o dia 23 de julho, para tratar de complicações hepáticas crônicas. O arcebispo era diabético.

 

Dom Luiz é natural de Pouso Alto (MG). Ele nasceu em 6 de maio de 1942. Cursou ensino fundamental no Seminário Cristo Rei, em Ferras de Vasconcelos (SP), e ensino médio no Colégio Reina Pacis.

 

Estudou filosofia no Instituto Sagrados Corações, em Pindamonhangaba (SP), e teologia na Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte (MG). Também cursou Teologia da Vida Religiosa e Formação para formadores para a Vida Religiosa e Sacerdotal.

 

Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1968, em Belo Horizonte. Ele foi coordenador da Pastoral Vocacional na Província da Congregação dos Sagrados Corações, conselheiro provincial e superior do Seminário Sagrados Corações de Pindamonhangaba e vigário ecônomo da Igreja Santo Antônio, em Santo Antônio do Pinhal (SP).

 

Em 3 de dezembro de 1985, o Papa João Paulo II o nomeou bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de fevereiro de 1986, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araujo.  Ele permaneceu em Cachoeiro até 2002, quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória. Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos.

 

Em nota sobre o falecimento do arcebispo, a Arquidiocese de Vitória diz: “Agradecemos a Deus a vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor”.

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, publicou uma nota de pesar. “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda a comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olhe por nós, Dom Luiz”. O local do velório e sepultamento serão divulgados assim que estejam definidos.

 

Com informações do portal Montanhas Capixabas.

Confira mais Notícias

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!