* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Com a chegada da Festa da Polenta, que tem início nesta sexta-feira e vai até domingo (12) e recomeça na semana que vem, a população de Venda Nova do Imigrante praticamente triplica. A expectativa é de que 80 mil pessoas passem pelo município nos dois fins de semana do evento. Para cuidar da segurança dos moradores e turistas, a Polícia Militar (PM) fará reforço no policiamento. Um posto policial vai ser montado no local da festa e o efetivo será aumentado.
De acordo com o tenente Alcino, comandante do 2º Pelotão de Venda Nova, o número de policiais será seis vezes maior durante a festa, se comparado aos dias normais. O número de policiais não pode ser informado por questão de segurança. Um posto policial vai funcionar dentro do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) e o reforço também será realizado fora da área onde acontece a festa.
“O aumento no efetivo é necessário porque a Festa da Polenta é muito conhecida. Nos últimos anos, tivemos festas bem tranquilas. Teve edição em que não houve nenhum registro de furto de veículo”, comenta o tenente. O policiamento reforçado começa hoje às 20h e segue pela madrugada. No sábado e domingo de festa, o efetivo extra trabalhará dia e noite.
Para ajudar a evitar o furto de veículos ou ter mais chances de recuperá-lo, o tenente dá algumas dicas. “Se a pessoa deixar o carro na rua, é bom voltar ao local onde ele está estacionado com frequência, porque, caso ele seja furtado, é mais provável conseguirmos recuperá-lo em um cerco policial. Se houver demora em notar o furto, o bandido já poderá estar longe com o carro, dificultando localizá-lo no cerco”, explica Alcino.
Outra dica simples, mas que pode fazer diferença na hora de recuperar o veículo furtado é a guarda correta dos documentos. “Ninguém deve deixar os documentos do veículo no interior do carro. Isso porque, se quem o furtou tiver essa documentação, poderá passar facilmente pelas blitze. Sem os documentos, o carro será retido e poderá ser recuperado mais tarde”, alerta o tenente.