* Edimara Garbelotto
(edimara@radiofmz.com.br)
A situação da Segurança Pública em Venda Nova do Imigrante foi tema de discussão em reunião realizada nessa quarta-feira (20), na Câmara Municipal, com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil e entidades. Dentre as propostas surgidas na reunião estão a criação imediata da Unidade Integrada das polícias Civil e Militar, a instalação das câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, e a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Segundo José Manoel Bolzan, chefe de gabinete da Prefeitura, o GGIM funcionará como um órgão operacional de monitoramento das ações e dados estatísticos policiais, o que servirá como ponto de referência para iniciativas que melhorem a segurança no município. Já quanto às aquisições das câmeras, medida já em curso no ano passado e que obteve processo licitatório fracassado, Bolzan afirmou que com a parceria firmada com o Governo do Estado, espera-se que até meados do ano os 13 equipamentos previstos devem estar instalados.
“A implantação da Unidade Integrada das polícias Civil e Militar já é uma realidade em Venda Nova. A Prefeitura disponibilizou algumas opções de terreno, que estão sendo analisadas pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na próxima semana esses profissionais devem visitar o município para visualizar o melhor local”, declarou o servidor.
Estiveram presentes na reunião a promotora de Justiça, Adriana Dias Paes Ristori Cotta, a secretária Municipal de Assistência Social, Cyntia Figueira Grillo, o presidente da Câmara, Tiago Altoé, o comandante do Pelotão da Polícia Militar, Alcino Cristo Nunes, a delegada da Polícia Civil, Maria Elisabete Zanoli, o chefe de gabinete da Prefeitura, José Manoel Bolzan, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Francisco Caliman, Franz Rupert, presidente do Conselho Tutelar, os vereadores Acácio Côra, João Paulo Schettino Mineti, Everaldo Brunelli Avanci, José Luiz Pimenta de Sousa, Tarcísio Botacin e Vanderlei Abílio, além de representantes de entidades e moradores do município.
As ações surgiram com o teor inicial da reunião, que se tratava da presença constante de andarilhos na cidade; a ação da Polícia Militar em geral; e o aumento de usuários de drogas. A secretária Municipal de Assistência Social, Cyntia Grillo, propôs uma parceria entre a equipe de profissionais do Creas e Polícia Militar na abordagem aos andarilhos. Também foi ressaltado durante as discussões, a importância da participação da população com denúncias, fala da delegada Maria Elisabete Zanoli, que afirmou ter ações bem sucedidas graças à colaboração dos moradores.
Uma nova reunião ficou marcada para 20 de março, às 18h, na Câmara Municipal, onde será realizado um balanço das ações e resultados do encontro anterior. Na ocasião estarão presentes os técnicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e representantes do Ministério da Justiça para a implantação do GGIM no município.
