Os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação nº 023/2009, dirigida ao prefeito de Venda Nova, sugerindo instituir no Município o projeto Calçada Cidadã. O autor, Valdir Dias- PMDB, indicou as avenidas Evandi Américo Comarela, Ângelo Altoé e Domingos Perim para receberem o passeio padrão de um lado e estacionamento do outro. O autor disse que já se antecipou ao conversar com o projetista da Prefeitura e que agora solicitará o prefeito para colocar a obra no Orçamento. Com o projeto nas mãos, fica mais fácil correr atrás de recursos e a obra não é tão cara, concluiu.
Marco Grillo- PSDB, que propôs projeto semelhante na ocasião em que Dejair Vazzoler era presidente da Câmara e Braz Delpupo, prefeito, comentou a experiência de Vitória. Ele falou das dificuldades de locomoção nas calçadas de Venda Nova e, que mesmo sem um projeto específico, conta com algumas evoluções como as rampas de acesso em vários pontos da cidade e em alguns pontos comerciais.
Para Grillo, a acessibilidade é de extrema importância e que o Código de Obras prevê que o calçamento é de responsabilidade do proprietário. Ele sugere que a Prefeitura condicione a liberação do alvará ao cumprimento da construção de uma calçada cidadã e ainda que a cartilha Construir Legal Viver Bem, inclua essa exigência numa possível reedição. A cidade precisa desenvolver esta sensibilidade.
* Site Câmara de Venda Nova