Viçosinha, em Venda Nova, vai ganhar associação de catadores

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

O lixo produzido em Venda Nova do Imigrante vai ganhar um destino mais nobre e ecologicamente correto em breve. A coleta seletiva de resíduos vai ser ampliada no município até o mês de junho. Além disso, uma associação de catadores está prestes a iniciar as atividades. Quando estiver funcionando, ela vai gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos associados, além de dar destinação correta aos resíduos.

 

De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, a ampliação da coleta seletiva deve beneficiar mais bairros, além de Vila da Mata e Providência, que já recebem o serviço desde 2010. “Atualmente, o lixo seco é levado para uma associação de catadores em Muniz Freire. Quando tivermos uma associação aqui no município, poderemos ampliar a coleta seletiva e os catadores poderão ter uma renda extra”, explica Sabrina.

 

A associação de catadores já está em fase de implantação. São oito membros associados e alguns deles fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal, que concentra o registro de brasileiros que vivem em famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. “Nós buscamos sempre mandar o material que pode ser reciclado para associações de catadores, como uma forma de ajudá-los”, revela Sabrina Zandonade.

 

Inicialmente, a separação dos resíduos recicláveis na associação será feita em um galpão na localidade de Viçosinha, em Venda Nova. O local, que antes servia como baia de animais, agora será utilizado para abrigar o material separado e selecionado. “A associação fará a separação do lixo que a prefeitura vai coletar nos bairros. Vamos organizar materiais recicláveis, como papel, alumínio e cobre para depois vender”, explica Marcelo Moreira, presidente da associação.

Marcelo conta que há planos para a aquisição de equipamentos e melhoria do espaço onde os associados trabalharão. “A princípio, receberemos uma prensa para compactar o material, mas pretendemos ter um caminhão para fazer a coleta também em comércios e escolas no futuro”, conta o presidente da associação.

 

Quem já sabe como vai usar a renda extra com a venda do material reciclável é a babá Rogéria Aparecida da Silva (33). Ela mora no bairro Tapera e é um dos associados. Para Rogéria, o dinheiro extra no fim do mês será muito importante. “Eu moro de aluguel e tenho contas de água e energia para pagar. Com a associação, continuarei sendo babá e poderei trabalhar na separação do material reciclável. O dinheiro vai ajudar bastante!”, conta Rogéria.

 

Na última quinta-feira (24) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou Audiência Pública para debater o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de Venda Nova. O documento traz um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no município e apresenta propostas para o gerenciamento desses materiais. A meta é expandir a coleta seletiva para todo o município até 2016, segundo Sabrina Zandonade.
 

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização