Você descarta o lixo da forma correta?

 

O ano começou há poucos dias e, em ritmo de festa, tarefas básicas do dia a dia como colocar o lixo no horário e local adequado podem ser esquecidas. Assim, alguns moradores do Município têm deixado resíduos em terrenos baldios e fora de hora. É preciso lembrar que a coleta do lixo é um benefício de todos, essencial para saúde e bem-estar de toda a população e meio ambiente. Os horários e endereços de recolhimento permanecem os mesmos já conhecidos.

 

A Prefeitura oferece serviços de coleta do lixo comum, seletiva e programada com regularidade para que a cidade fique limpa e organizada. Mas há pontos em algumas comunidades onde o lixo não está sendo descartado em condições adequadas. Além disso, a coleta seletiva tem sido pouco lembrada por alguns moradores. Dados de 2018 revelam que cerca de 15 mil quilos de lixo comum são recolhidos por dia.

 

 

Para a coleta seletiva atingir essa quantidade, o trabalho precisa ser maior, de um mês, uma vez que a quantidade de itens que podem ser reciclados é menor.

Quando o lixo não é deixado no lugar adequado para a coleta ou é jogado em terrenos abandonados, a comunidade vendanovense acaba ficando no prejuízo.

 

No aspecto econômico, vários resíduos secos deixam de ser reciclados e encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni). Há ainda a questão ambiental. Com o despejo incorreto, há o aumento de doenças, insetos e presença de pequenos animais e o mau cheiro que pode incomodar moradores.

 

 

Durante o ano, a Prefeitura gasta cerca de R$ 800 mil com coleta, mão de obra e transporte para encaminhar corretamente o lixo úmido recolhido em Venda Nova. Esse material é enviado para destinação adequada em Cachoeiro de Itapemirim. Por isso, quanto mais lixo reciclado, mais economia para o Município.

 

Todos os moradores devem ficar atentos aos horários de funcionamento da coleta seletiva. Resíduos verdes, mobílias, sofás e demais bens que não são mais utilizados podem ser encaminhados para remoção por meio da coleta programada. Entulho e restos de construção não podem ser deixados em espaços públicos sem autorização. Para saber como acionar a coleta programada, clique aqui

 

 

Avanço na Coleta Seletiva com parceria dos moradores                                   

 

A Prefeitura tem ampliado a Coleta Seletiva para outras localidades. Em 2017, foram recicladas 209 toneladas de resíduos. Com a recente ampliação da coleta seletiva para outros bairros, como o Bairro Tapera, os números tendem a aumentar. Por isso, separe o lixo seco e o destine para o local correto. Chegando às mãos da Ascaveni, os materiais são separados e enviados para reciclagem e geram renda para algumas famílias vendanovenses.

 

 

Fonte: Ascom PMVNI/texto adaptado

Fotos: Ascom PMVNI

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto