Menor embriagado ou drogado

•Por Leandro Fidelis

O Ministério Público de Venda Nova notificou o Hospital Padre Máximo em caráter recomendatório nesta terça-feira. O objetivo é prevenir responsabilidades que possam surgir com o atendimento de crianças e adolescentes alcoolizados ou drogados, sem a devida e “imediata” comunicação ao Conselho Tutelar e à Polícia Militar.

O documento foi encaminhado ao diretor do HPM, Dalton Perim, e a 23 médicos do corpo clínico da instituição, recomendando que sejam encaminhados ao MP a cópia dos atendimentos realizados.

De acordo com a promotora de Justiça Adriana Dias Paes Ristori, é considerada contravenção penal quando o médico e o hospital não comunicam atendimentos a menores vítimas do consumo de álcool e outras substâncias cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

“O que queremos é proteger o menor desta prática criminosa. Enquanto sociedade, é nosso papel combater e participar efetivamente para que este tipo de conduta não aconteça no município. Tenho certeza que isso será prontamente atendido pelo hospital”, disse a promotora.

Dalton Perim declarou que o Hospital vai cumprir a determinação da promotora.

A notificação ao único hospital da cidade reacende a questão da “Lei Seca”. Ela ainda não foi votada na Assembléia Legislativa e normatiza o horário e funcionamento dos bares em todo o Estado.

No entanto, a legislação federal já proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores, bem como a de cigarro. Além dos donos dos estabelecimentos, a punição estende-se também aos pais omissos. Neste caso, acrescenta a promotora Adriana Ristori, o município será melhor fiscalizado e haverá mais cobrança do Ministério Público.

Confira mais Notícias

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba