Nesta segunda-feira (04), será realizado o 2º Encontro de Viveiristas do município de Brejetuba. A atividade, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura Municipal de Brejetuba, pretende apresentar novas tecnologias para viveiros de mudas de café, no auditório da Casa do Agricultor.
Na programação do evento, está incluída uma palestra sobre boas práticas agrícolas na produção de mudas de café e a entrega de 1.000 quilos de sementes de variedades indicadas pelo Incaper. A previsão é de que participem 50 pessoas, entre viveiristas, técnicos e parceiros.
De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local do Incaper, Fabiano Tristão Alexandre, esse evento está inserido no Programa Renovar Arábica. “A quantidade de sementes recebidas possibilitará a produção de três milhões de mudas de café, que serão plantadas em 700 hectares. Essa é a área que queremos ampliar até o final do ano pelo Renovar Arábica”, explicou Fabiano.
Ele também disse que um dos objetivos do Programa Renovar Arábica em Brejetuba é elevar a produtividade de 23 sacas para 30 sacas por hectare. “Uma das maneiras de atingir essa meta é preparando a base da produção, que são os viveiristas. Um passo para o café de qualidade é a produção de mudas a partir de sementes indicadas pelo Incaper”, afirmou Fabiano.
Programa Renovar Arábica
O Renovar Café Arábica tem como o objetivo renovar e revigorar as lavouras de cafés arábica do Espírito Santo, com foco no aumento da produtividade e melhoria da qualidade do produto e dos processos. O programa abrange 49 municípios, que, ao todo, ocupam uma área de aproximadamente 190 mil hectares em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar. Atualmente, o município de Brejetuba possui 750 cafeicultores e 16 mil hectares plantados de café arábica. Esse produto é responsável por 90% da renda do município.