31ª Edição do Enduro da Independência 2013 sairá de Vitória pela primeira vez

A 31ª Edição do Enduro da Independência 2013, uma das maiores provas de regularidade do Brasil, largará de Vitória, no dia 04 de setembro. O roteiro, totalmente inédito, passará por Venda Nova do Imigrante, Manhuaçu/MG, Viçosa/MG e terá chegada no dia 07 de setembro, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

 

História, cultura, turismo e desenvolvimento industrial se misturam na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX. A história dessas vias começa durante o período de exploração do território nacional em busca de ouro.

 

O trajeto é a reprodução do caminho usado por Dom Pedro II para chegar a Santa Leopoldina. Além de histórias para contar, a Rota Imperial traz muitas descobertas e paisagens de encher os olhos. Começa no mar, na baía de Vitória, no Espírito Santo, e vai até Ouro Preto, em Minas Gerais, uma das principais cidades históricas do Brasil.

 

O Trail Clube Minas Gerais mantém a tradição itinerante do Enduro da Independência, que desta vez guiará os pilotos por trilhas fantásticas, partindo de uma capital com boa estrutura, passando pela inigualável “Serra Fria”, em Venda Nova do Imigrante.

 

O destaque em 2013 é André Azevedo, piloto de São José dos Campos que volta às origens atrás de novas aventuras sobre duas rodas. “O que eu busco nessa volta é um resgate da aventura. Não estou pensando tanto em competir, mas sim em diversão. Com a experiência que tive no Dakar, eu posso afirmar que gosto muito dessa emoção”, comenta o piloto, que não disputa uma prova na categoria motos há 16 anos, desde o Dakar de 1997.

 

Além da Setur, o Enduro da Independência 2013 tem patrocínio do Instituto Rota Imperial, Prefeitura Municipal de Vitória, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Honda, Ipiranga, Microcity, Cervejaria Backer e Plena Alimentos. Apoio das Prefeituras Municipais de Venda Nova do Imigrante, Viçosa, Manhuaçu e da Motostreet.

 

Inscrições

 

As primeiras 100 inscrições pagas ganharão o livro – EI 30 Anos. A lista de pilotos agraciados com a edição será informada pelo site (http://www.tcmg.com.br/) e o livro será entregue no dia 03/09 pela Secretaria de prova, mediante apresentação de comprovante de inscrição (boleto pago).

 

Valores das inscrições –  Até 25/08/2013 – R$ 900,00 (via boleto bancário) e no dia da prova: R$ 1.000,00.

– GPS não incluso obrigatório: valor R$ 150,00 deverá ser pago diretamente à TOTEM no dia da prova.

 

Categorias – Ordem de largada:

 

Master/Senior/Over 40/Over 45/Over 50/Junior/Dupla Graduado/Over 55/Feminino/Novato/Dupla Estreante/Vintage

 

A Categoria Vintage largará somente de Viçosa em 06/09/2013, valor da Inscrição via boleto bancário: R$ 150,00;

 

O campeão de cada categoria ganhará a inscrição para o Enduro da Independência 2014. Para grupos ou equipes, a cada 10 inscritos, uma inscrição é gratuita.

 

Categorias – Quadriciclos e UTV’s:

 

UTV’s: R$ 500,00 (garupa inclusa)

 

Quadriciclos: R$ 300,00 (garupa inclusa)

 

Os pilotos da modalidade largarão do Alphaville, em Nova Lima, dia 07/09, sábado, em direção a Ouro Preto/MG.

 

Mais informações: http://www.tcmg.com.br/ ou lutcmg@gmail.com ou tcmg@tcmg.com.br

 

Rota Imperial

 

A Rota Imperial, quarto trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto a Vitória, contempla 14 municípios capixabas – Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante.

 

O projeto de sinalização e demarcação da rota turística é resultado de dois convênios firmados entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Instituto Rota Imperial, gerido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), assinados no final de dezembro de 2010, no valor total de R$ 645 mil. A obra foi inaugurada em junho deste ano.

 

História, cultura, turismo e desenvolvimento econômico se misturam na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.

 

A história dessas vias começa durante o período da exploração do território nacional em busca do ouro. Para controlar o trânsito de mercadorias no Brasil, a Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas.

 

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros estados, a imigração europeia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar.

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