Parque Estadual Forno Grande ganhará nova sede e Centro de Pesquisa

Iniciadas no final do ano passado, as obras na sede do Parque Estadual Forno Grande, em Castelo, objetivam oferecer maior comodidade a funcionários, visitantes e pesquisadores que atuam no Parque. O Centro de Visitantes está em reforma e, no local, também será construído um Centro de Pesquisa com alojamento. O valor do investimento é de R$ 1,3 milhão, com recursos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), e a execução é de responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

 

A reforma do Centro de Visitantes do Parque Estadual de Forno Grande abrangerá uma área de 328 metros quadrados. Já o Centro de Pesquisa e alojamento corresponderão a 219 m². Além disso, será feito o paisagismo de 10 mil m² em torno destas estruturas.

 

As novas edificações serão construídas com estrutura mista (concreto e madeira) e terão cobertura verde (grama no telhado). Além disso, contarão com painéis fotovoltaicos para utilização de energia solar. Todos os prédios serão adaptados às normas de acessibilidade vigentes. A estrutura passará a contar também com alojamento para funcionários.

 

No parque também já foram realizadas intervenções para melhorias nas trilhas e na sinalização interna da unidade. Recentemente, foi assinado decreto que amplia seu território de aproximadamente 770 hectares para 900 hectares.

 

Tais medidas visam fortalecer a gestão da unidade, que passará a ter condições mais adequadas para a implementação de programas de pesquisa, monitoramento e controle ambiental. A previsão de conclusão é no final de 2014.

 

Área aproximada: 900 ha.

Localização: Município de Castelo.

Telefone: (28) 9966-7550.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização