* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Um incêndio de causa desconhecida destruiu um galpão e provocou a morte de 90 mil galinhas poedeiras na noite de sábado (25), em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado. Equipes dos Bombeiros Voluntários e Militares, além de populares combateram as chamas.
Fotos: Divulgação |
O acidente ocorreu por volta das 23 horas na Granja Caramuru, na localidade de mesmo nome, a 17 quilômetros do centro da cidade. O proprietário da granja, Fredolim Boldt, estima um prejuízo de R$ 1,5 milhão com o incêndio.
Boldt, que mora a 300 metros do local, conta que estava dormindo na hora do incêndio. “Um sobrinho me acordou e imediatamente acionamos os Bombeiros Voluntários da cidade”, disse Boldt.
A equipe de voluntários chegou ao local meia hora depois e precisou do reforço de oito bombeiros militares do município de Serra para apagar as chamas. O fogo se alastrou rapidamente, consumindo todo o galpão.
Segundo o bombeiro voluntário Gelielson Marquardt, um caminhão de combate, um caminhão-pipa da Prefeitura de Santa Leopoldina e outras quatro viaturas foram usados na operação, que durou 3 horas.
“Haviam dois focos de incêndio, que poderiam ter alcançado outros galpões e a casa do proprietário se não fossem contidos a tempo”, disse Marquardt.
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá, Fredy Berger, o incêndio foi o maior já registrado no município. “Em nove anos de atividade, esse foi nosso maior desafio. Além do prejuízo material, foi muito triste ver as aves mortas.”
O Corpo de Bombeiros realizou uma perícia na tarde de ontem (26) para apurar as causas do incêndio. O laudo deve sair nos próximos 30 dias, e a principal suspeita é que houve um curto circuito.
O dono da granja está desolado e disse que vai reconstruir o galpão. "Não tenho ideia do que causou o estrago. É muito complicado viver isso", declarou Fredolim Boldt.