A Secretaria de Saúde de Domingos Martins realiza mais uma ação de prevenção e combate à dengue, desta vez com a utilização de carro fumacê a partir desta quinta-feira (25). A estratégia foi adotada em função do aumento de casos da doença no município, concentrados principalmente em Santa Isabel. Até agora são 64, sendo mais da metade na localidade.
A utilização do carro fumacê consiste em aplicar o produto UVB com equipamento pesado para eliminação do mosquito adulto. A atividade tem caráter emergencial e é a principal ação em situações de epidemia.
A primeira aplicação em Santa Isabel será amanhã (25), no período entre 17h e 19h e será repetida mais cinco vezes a cada três dias. O trabalho acontece em toda a extensão da vila, desde o trevo de acesso próximo à entrada do Vale da Estação até o Posto Fiscal, já na BR 262.
Durante a aplicação do produto, os moradores devem tomar alguns cuidados: Deixar portas e janelas aberta; manter água e alimentos tampados; cobrir gaiolas dos pássaros; retirar roupas dos varais; e após a aplicação, trocar água e alimento dos animais domésticos.
“Reforçamos que este tipo de ação combate somente o mosquito na fase adulta, por isso o trabalho de eliminação de focos e criadouros não pode parar, precisa ser permanente”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ozinélia Pedroni.
Alerta
Segundo a Vigilância em Saúde Municipal, do total de notificações confirmadas por meio de exames laboratoriais, 42 são de Santa Isabel e 12 de Campinho. Há ainda registros em Melgaço (2), Paraju (2), Biriricas (2), Tijuco Preto (1) e Chapéu (1), além de casos importados (contraídos em outros municípios).
“O número de casos registrados supera, e muito, a média dos últimos anos. Diante desta nova realidade precisamos tomar outras medidas, além das habituais já desenvolvidas no município. Estamos em alerta e precisamos juntos, poder público e população, atuar no combate ao mosquito”, detalha a secretária de Saúde, Márcia Rocha Fernandes.
Desde o início do ano, equipes da Vigilância em Saúde intensificaram as ações de conscientização e informação em Santa Isabel, entre elas, visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento de armadilhas, campanhas educativas e orientativas. Os técnicos também realizaram por duas vezes o procedimento conhecido como “Bloqueio de Transmissão de Dengue”, uma ação de combate ao mosquito adulto em locais com a transmissão confirmada.
No último dia 13 a Secretaria de Saúde realizou mais uma ação de orientação aos moradores de Santa Isabel e mais de 120 imóveis foram vistoriados. As equipes também recolheram muitos recipientes acumuladores de água.
Zika
Segundo a Secretaria de Saúde, o município registra dois casos suspeitos de zika vírus, porém um foi descartado mediante exame laboratorial. A segunda notificação já foi encaminhada para as autoridades de Saúde do Governo do Estado e o município aguarda confirmação do resultado.
Fonte: ascom/Domingos Martins