Saúde

Trégua: 96% das cidades capixabas apresentam baixa incidência de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem registrando queda no número de casos notificados de dengue, e durante quatro semanas seguidas nenhum município apresenta alta incidência da doença. Do total de incidência acumulada das últimas quatro semanas, 96% das cidades capixabas aparecem com baixa incidência (confira na tabela abaixo). 

 

Entre 03 de janeiro e 18 de junho de 2016, foram notificados 48.712 casos de dengue no Espírito Santo. Destes, 563 são suspeitos da forma grave, 19 são óbitos confirmados e 18 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 1.239,52. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico. 

 

O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município. 

 

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é, portanto, um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue. 

 

Municípios com incidência média nas últimas quatro semanas

Municípios com incidência baixa nas últimas quatro semanas

 

Fonte: ascom/Sesa

Confira mais Notícias

Vacinação de gestantes reduz em mais de 50% casos graves de bronquiolite em bebês

Governo do ES lança aplicativo ‘192 Fácil’ e moderniza acionamento do SAMU 192

Vacina contra o vírus Sincicial Respiratório (VSR) já está disponível para gestantes em Venda Nova

Outubro Rosa: Sicoob Sul-Serrano oferece mais de 5.000 mamografias gratuitas

Saúde

Cinco municípios se unem para criar micropolo de especialidades médicas em Venda Nova

Venda Nova do Imigrante passa a oferecer exames de ultrassonografia na sede do município

Unidades de Saúde de Venda Nova passam a aplicar medicação endovenosa eletiva

Hospital Padre Máximo ganha certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde