A Secretaria de Saúde de Venda Nova do Imigrante notificou o governo estadual sobre os quatro macacos encontrados mortos na localidade de Alto Bananeiras na tarde do último sábado (14). A suspeita é de que a morte dos animais tenha relação com o vírus da febre amarela. Os corpos dos primatas serão encaminhados para laboratórios especializados para análise das víceras. Até o momento, não há casos suspeitos de febre amarela em humanos. Diante da possibilidade de a doença estar circulando no meio silvestre, será feita uma campanha de vacinação que vai atingir toda a população.
Na tarde desta segunda-feira (16), a cidade recebeu o primeiro lote de vacinas. As 200 doses serão usadas para imunizar moradores da área rural e também profissionais que atuam nessas regiões. Segundo o secretário de saúde da cidade, Tadeu Sossai, já há previsão de chegada de mais medicamento para a imunização do restante da população.
"Entramos em contato com o governo do Estado que vai nos enviar mais doses da vacina. Segundo as informações que temos, as doses enviadas para cada município será proporcional à população. Nossa meta é começar a imunizar na segunda-feira (23), já que os medicamentos chegarão nesta sexta-feira e vamos, de imediato, fazer a logística para enviar doses para todos as unidades de saúde da cidade. O posto volante, que é quando o veículo vai até o paciente para aplicar a vacina, só será enviado para a área de bloqueio, no caso, Alto Bananeiras", explica Sossai.
Orientação
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores de regiões vizinhas às matas entrem em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (28) 3546-3930 ou (28) 3546-1258, caso encontrem animais mortos.
A Secretaria também solicita aos profissionais de saúde a máxima atenção aos pacientes que apresentem febre alta, dor no corpo, fezes e urina escuras e hemorragias (cor de borra de café). Os casos devem ser notificados imediatamente.
A vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos. Portanto, quem tomou a dose antes desse prazo, continua imunizado.