Desde do último dia 23, o município de Conceição do Castelo conta com o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192). A base do serviço fica próximo ao Hospital Nossa Senhora da Penha e da Secretaria Municipal de Saúde e até atendendo a população conceiçoense 24 horas por dia.
Em poucos dias de funcionamento, o Samu 192 já salvou vidas. Nesse domingo (26), duas pessoas sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, rapidamente, foram socorridas pela equipe do Serviço Móvel de Urgência.
Os pacientes deram entrada no hospital de Conceição do Castelo, sendo transferidas para a unidades hospitalares da Grande Vitória. Um deles foi encaminhado pelo helicóptero do Notaer com equipe do Serviço de Urgência e o outro foi transferido pela viatura do Samu 192 do município.
De acordo com o prefeito Christiano Spadetto, o serviço foi uma das grandes conquistas da saúde do município. “A melhor notícia para a saúde de Conceição do Castelo, até o momento, foi o Samu. Se não tivéssemos este serviço neste final de semana, por exemplo, talvez teríamos duas fatalidades sem ter como dar o recurso devido à falta de vagas dentro do próprio Sistema de Saúde. Já o Samu, é porta aberta!”, disse Spadetto.
Com a expansão, também passam a contar com o Samu 192, os municípios de Santa Leopoldina, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins. Este último passa a ter uma base e ambulância próprias. A medida deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas, que passarão a ser atendidas pelo Samu. O serviço de urgência e emergência cobre agora 56% da população do Espírito Santo.
O Samu é um serviço de socorro gratuito, que funciona 24 horas ininterruptas, por meio da prestação de orientações e do envio de ambulâncias e equipes capacitadas para realização do atendimento. É um componente assistencial essencial na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.