Idaf abre nova consulta pública para regulamentação das agroindústrias de pequeno porte

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) abriu nova consulta pública para regulamentação das agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal. As contribuições podem ser enviadas até o dia 25 de novembro.

 

As normatizações atendem à Lei Estadual nº 10.837, de 2018, que dispõe sobre o registro, a inspeção e a fiscalização desses estabelecimentos junto ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp). As novas propostas também estão relacionadas às disposições da Lei Complementar nº 618/ 2012, além de atualizar o Decreto Estadual nº 4.308/ 2018, que estabelece diretrizes do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

 

De acordo com o diretor-presidente do Idaf em exercício, Fabiano Grazziotti, “o Instituto tem trabalhado nas regulamentações específicas do segmento, de modo a tornar as regras mais claras para o setor produtivo, além de embasar legalmente as ações técnicas e de fiscalização em todo o estado.”

 

Segundo o gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf, Marcos Paulo Rodrigues, a consulta pública é um instrumento de democratização. “Ao disponibilizar os documentos para a contribuição da sociedade, o Idaf mais uma vez democratiza o processo de construção das regulamentações, unindo os anseios do setor agroindustrial de pequeno porte, já amplamente ouvido, às exigências legais vigentes sobre o tema”, destacou Rodrigues.

 

Consulta pública

Os interessados em conhecer os documentos na íntegra e enviar considerações podem acessar, entre os dias 11 e 25 de novembro, o endereço idaf.es.gov.br/consultas-publicas-idaf.

 

Todas as sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe técnica, desde que acompanhadas de embasamento técnico e legal, cabendo ao Idaf o encaminhamento final em relação às propostas apresentadas.

 

Em julho, foram disponibilizadas para consulta pública as normativas que contemplavam as áreas de produtos de abelhas, pescados, leite (e respectivos derivados), análise laboratorial de água e de produtos, além do manual de Boas Práticas de Fabricação e de procedimentos operacionais, que serão publicados ainda este ano.

 

Com informações do Idaf.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova