Durante a 25ª Festa do Tomate realizada no último fim de semana, em Alto Caxixe, foi realizado o 1º Concurso Municipal de Tomate de Qualidade. O primeiro colocado foi o produtor Domingos Cesconetti, que teve 92,23 pontos, quase cinco pontos na frente do segundo colocado, o produtor Edivaldo Rosa, que obteve 87,51 pontos no concurso. O terceiro lugar ficou para o produtor Tarcísio Cesconetto, com 86,00 pontos.
O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Foram avaliados cerca de 20 itens responsáveis por 30% do total dos pontos julgados, como a produção no emprego das boas práticas agrícolas e as conformidades ambientais empregadas em cada unidade de produção. Os outros 70% de pontos ficaram com a avaliação sensorial dos frutos, julgando a textura, aparência e sabor do tomate.
O julgamento foi parecido com os padrões dos concursos de café do Estado, afinal o tomate produzido nessa região precisa ter mais valor agregado, afirma o secretário municipal de Agricultura , Domingos Sávio Fileti.
A primeira etapa do concurso foi julgada por técnicos do Incaper, da prefeitura municipal e da iniciativa privada. Já a prova sensorial foi feita por donas de casas, economistas domésticas, produtores rurais e chefes de cozinha, quando experimentaram cada fruto inscrito no prêmio.
Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper de Venda Nova e um dos organizadores do concurso, Agno Tadeu da Silva, a eleição também serviu para despertar nos agricultores a consciência de que, além de produzir frutos com boa aparência, é necessário estar atento à nova ordem do mercado: a produção agrícola com responsabilidade social e ambiental.
Prêmio
O concurso premiou os três primeiros lugares, sendo R$ 1.000,00 para o campeão, R$ 500,00 para o vice-campeão e R$ 300,00 para o terceiro lugar, além de todos ganharem um troféu pela participação.
Ao todo, 49 produtores de tomate da região de Venda Nova se inscreveram no 1º concurso, que teve como atração aos inscritos um seminário para explicar as regras da primeira competição dessa área e as exigências do novo mercado consumidor e da responsabilidade sócio ambiental.