Para oferecer auxílio aos produtores de bovinos no Espírito Santo que desejam utilizar a inseminação artificial, que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove uma capacitação sobre o tema, desta segunda-feira (28) a sexta-feira (01). As aulas serão realizadas na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro do Itapemirim, das 8 às 17 horas.
Participam do curso 12 produtores de leite de Brejetuba. A inciativa conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Agricultura, CRV Lagoa, Selita e Sindicato Rural de Cachoeiro do Itapemirim.
De acordo com o pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, a inseminação possibilita uma melhoria na qualidade do rebanho em menos tempo, além de reduzir custos com manutenção de touros na propriedade. O grupo será orientado sobre a importância da genética do rebanho com o intuito de melhorar indicadores técnicos e econômicos. É mais uma forma de aproximar tecnologias do dia a dia do produtor rural, comentou.
O pesquisador afirma ainda que a inseminação artificial em bovinos tem conquistado grandes avanços na pecuária brasileira. Entretanto, para que resultados positivos sejam alcançados, é fundamental que haja um bom treinamento com os responsáveis pela aplicação da técnica.
O programa da capacitação, ministrado pelo veterinário e instrutor do Senar, José Francisco Ribeiro, está dividido em aulas teóricas e práticas. Na primeira fase, serão passadas instruções sobre como identificar o período de cio do animal e momento certo para inseminação do rebanho, bem como informações de manuseio do botijão de nitrogênio e destaque para vantagens da prática em relação à produção natural.
Em seguida, os alunos irão conhecer mais sobre a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca, por meio de peças de matadouros, e cuidados com transporte e manuseio do sêmen. Após avaliação, que acontece no último dia do curso, os produtores serão certificados.