* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Conhecida pelo seu sabor picante, a pimenta virou sobremesa em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado. A invenção é do casal Luciana Viçosi e Ademilson Bellon. Há dois anos, a dona-de-casa e o servidor público vêm testando as propriedades de diferentes variedades de pimenta para conferir novos sabores ao fruto em produtos agroindustriais. A primeira criação é a pimenta cristalizada.
A base do doce é a pimenta “Jalapeño”, originária do México, variedade com ardência média, bastante polpa e fácil de manipular, explica Bellon. O resultado agrada ao paladar até de quem não suporta uma gotinha de pimenta na comida. Quem experimenta, sente uma leve ardência, que faz lembrar de longe ser de pimenta o doce.
A matéria-prima é terceirizada, mas o casal pretende cultivar a variedade no quintal de casa junto com outros tipos de pimenta. A ideia é criar produtos inusitados. “Nós queremos atrair as pessoas pela novidade, com produtos que tenham o sabor como atrativo”, diz Ademilson Bellon.
Além do doce, outra aposta do casal é a pimenta defumada e o antepasto de pimenta. Os tira-gostos são uma ótima dica de recheio para pizza, conforme testou Luciana. “Nós somos suspeitos em falar, mas os amigos adoram nossos produtos.”
O casal continua aprimorando seus experimentos à base de pimenta e, em breve, vai comercializar pimenta cristalizada, antepasto e pimenta defumada no agroturismo de Venda Nova do Imigrante.