Agronegócio

Casal transforma pimenta em doce em Venda Nova

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Conhecida pelo seu sabor picante, a pimenta virou sobremesa em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado. A invenção é do casal Luciana Viçosi e Ademilson Bellon. Há dois anos, a dona-de-casa e o servidor público vêm testando as propriedades de diferentes variedades de pimenta para conferir novos sabores ao fruto em produtos agroindustriais. A primeira criação é a pimenta cristalizada.

 

A base do doce é a pimenta “Jalapeño”, originária do México, variedade com ardência média, bastante polpa e fácil de manipular, explica Bellon. O resultado agrada ao paladar até de quem não suporta uma gotinha de pimenta na comida. Quem experimenta, sente uma leve ardência, que faz lembrar de longe ser de pimenta o doce.

A matéria-prima é terceirizada, mas o casal pretende cultivar a variedade no quintal de casa junto com outros tipos de pimenta. A ideia é criar produtos inusitados. “Nós queremos atrair as pessoas pela novidade, com produtos que tenham o sabor como atrativo”, diz Ademilson Bellon.

 

Além do doce, outra aposta do casal é a pimenta defumada e o antepasto de pimenta. Os tira-gostos são uma ótima dica de recheio para pizza, conforme testou Luciana. “Nós somos suspeitos em falar, mas os amigos adoram nossos produtos.”

O casal continua aprimorando seus experimentos à base de pimenta e, em breve, vai comercializar pimenta cristalizada, antepasto e pimenta defumada no agroturismo de Venda Nova do Imigrante.

Confira mais Notícias

RuralturES começa nesta quinta com expectativa de 30 mil visitantes e o melhor do turismo rural

IGs ganham espaço coletivo na RuralturES para valorizar origem, tradição e territórios

Seminário destaca uvas de inverno e lança projeto de fortalecimento da vitivinicultura no ES

RuralturES 2026 abre inscrições para seleção de expositores

Com desempenho inédito, exportações do agronegócio disparam em junho

Vinhos, cafés especiais e montanhas: Linhares ganha nova rota de agroturismo

Venda Nova recebe a 1ª Feira e Exposição de Meliponicultura das Montanhas Capixabas

Azeite Altoé conquista dois ouros na Itália e amplia série histórica de premiações internacionais

plugins premium WordPress