* Por Leandro Fidelis
O muro do Rio Branco, em Venda Nova, esconde um bairro pequeno, mas com um fluxo de veículos digno do centro da cidade. Preocupada com a segurança dos transeuntes, a comunidade de Vila da Mata quer alterações urgentes no seu trânsito.
Numa reunião há cerca de um mês, os moradores discutiram a situação, que se agrava principalmente nos principais acessos ao bairro. Nas laterais do estádio de futebol acontecem vários acidentes envolvendo motoristas e ciclistas. O mais grave acarretou na morte de um ciclista.
Dentre as propostas, está a de restringir para pedestres o acesso na Rua Maria Odete, o popular Beco, e de criar redutores de velocidade nas ruas que dão acesso à Escola Fundação Perim e à creche da Prefeitura. Nos horários de pico, carros e ônibus passam em alta velocidade, colocando em risco a vida de estudantes.
A dona de casa Rita Cremasco, 60, se diz preocupada. Deveria fechar de vez o beco, diz. Já a secretária Cláudia Botacin, 20, conta que sempre tem que esperar os carros passarem para passar a pé ou de bicicleta.
Melhorar a visibilidade dos motoristas que saem do bairro para a Avenida Domingos Perim pela principal via também é uma reivindicação.
De acordo com o vereador Francisco Foletto, membro da Associação de Moradores da Vila da Mata e Providência, já houve uma conversa com o diretor da Circunscrição Estadual de Trânsito- Ciretran, Joanísio Mareto. Este, por sua vez, disse que as mudanças na Vila da Mata podem ser incluídas nas que ainda faltam no projeto englobando todo o perímetro urbano. Segundo Mareto, com a saída do engenheiro responsável, a expectativa é do Detran enviar outro profissional para definir as alterações.
*Publicada em 16/04/2007