Procurando soluções sustentáveis para o Espírito Santo, que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança, na próxima quinta-feira (04), o Programa Travessia, contemplando a agroecologia, a redução de impactos ambientais negativos e a geração de saldos ambientais. O programa foi criado em razão da crescente demanda por alimentos saudáveis, visando a sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar das pessoas.
O programa integra as diversas áreas do conhecimento ambiental por meio de estratégias que valorizam os resultados obtidos com a pesquisa, a assistência técnica e a extensão rural, efetivamente aplicada à agricultura familiar do Espírito Santo, disponibilizando ações na área de Agricultura Orgânica; Corredores Ecológicos; Educação Ambiental; Sociobiodiversidade, Sistemas Agroflorestais, Plantas Bioativas, Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Produção Integrada, Campo Sustentável, Conservação e Recuperação de Solos e Mananciais, Agroturismo, Cores da Terra, Adequação Socioambiental de Propriedades Agrícolas, Indicação Geográfica e o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases).
A apresentação do programa acontecerá com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de agricultura, Enio Bergoli, do diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do diretor técnico do Instituto, Aureliano Nogueira, e de outras autoridades e lideres de instituições públicas e privadas da região Serrana e do Estado.
O Programa Travessia é a integração de projetos socioambientais para a agropecuária do Espírito Santo, e será lançado na Fazenda do Estado, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins, as 14 horas.
Após a apresentação do Programa, haverá o lançamento de uma publicação que disponibiliza as investigações científicas em horticultura orgânica, coordenada pelo doutor em fitotecnia e pesquisador do Incaper, Jacimar Luis de Souza.
20 anos de investigação científica em horticultura orgânica
Atualmente a sociedade tem demonstrado crescente preocupação com os efeitos do modelo de produção agropecuária sobre o meio ambiente, especialmente com relação a contaminação do solo, das águas e dos alimentos. Portanto a necessidade de uma visão ambiental, para o aumento da produtividade, comprometida com a preservação do ambiente, a sustentabilidade dos recursos de produção e a qualidade de vida, mostra a visão adversa do modelo de produção convencional.
Partindo deste princípio, os pesquisadores do Incaper, contribuíram ao longo dos últimos 20 anos, importantes modelos de produção orgânica, o livro “Conhecimentos Tecnológicos para o cultivo orgânico de hortaliças, milho e feijão no Espírito Santo”, mostra as técnicas desenvolvidas e os resultados obtidos pelo Incaper durante este período.
A publicação será lançada no dia da apresentação do Programa, às 15h20 junto com a palestra 'Histórico da Unidade de Referência em Agroecologia e Metodologia de Trabalho', ministrada por Jacimar.
“Esta publicação é um patrimônio capixaba com relação ao desenvolvimento e a aplicação dos conhecimentos tecnológicos onde o Incaper, por meio de uma equipe de profissionais com alta competência contribuíram para a promoção da sustentabilidade”, diz Aureliano Nogueira.
Serviço:
Lançamento livro 'Conhecimentos Tecnológicos para o Cultivo Orgânico de Hortaliças, Milho e Feijão no Espírito Santo'.
Data: 04/08/2011
Horário: 14 às 17 horas
Local: Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, Fazenda do Estado