Com o objetivo de apresentar novas tecnologias para aumentar a produtividade e a qualidade do leite produzido no município de Conceição do Castelo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizará, na próxima sexta-feira (11), o Dia de Campo sobre Pecuária Leite. O evento, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal, reunirá 120 produtores na comunidade de Taquaraçu, das 8h30min às 14h30min.
A capacitação pretende levar tecnologias ainda não utilizadas na maioria das propriedades do município, com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade do leite produzido em Conceição do Castelo, agregando valor ao produto e gerando mais renda para as famílias envolvidas com a atividade.
Entre os temas debatidos, estão técnicas para favorecer o bem-estar do animal, diminuindo o stress e influenciando no aumento da produtividade leiteira. Outro tema será o programa de acasalamento corretivo, que visa aumentar a produção e a longevidade dos bezerros, que futuramente serão os animais para produção do leite.
De acordo com o extensionista do Incaper, Laélio Scolforo, as capacitações sobre pecuária são constantes no município. “São dois ou três cursos ao ano, além do Dia de Campo, que acontece anualmente”, explica. “O Dia de Campo é algo muito importante para a capacitação dos produtores rurais, pois eles se sentem mais à vontade para perguntar, já que estão num ambiente mais informal”, complementou.
Atualmente, Conceição do Castelo produz uma média de oito mil litros de leite por dia. Em um ano, o município é responsável por quase três milhões de litros do leite produzido em todo o Estado. São 180 propriedades envolvidas, compreendendo uma área de pastagem de 1.600 hectares. A raça predominante é o gado mestiço Girolando, derivado do cruzamento da raça pura de origem europeia e especializada na produção de leite Holandesa com a raça de origem indiana Gir.