Publicado artigo inédito sobre o impacto das mudanças climáticas nas doenças do morangueiro

Com o tema ‘Impacto Potencial das Mudanças Climáticas sobre as doenças do Morangueiro no Brasil’, o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hélcio Costa publicou um artigo inédito no Brasil em um livro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltado para as questões ambientais.

 

O artigo foi construído em parceria com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marcelo Augusto Boechat, e está na publicação ‘Impacto das Mudanças Climáticas sobre Doenças de Importantes Culturas no Brasil’, editado pelos pesquisadores da Embrapa Raquel Ghini, Emília Hamada e Wagner Bettiol. O livro é dedicado à análise dos possíveis efeitos das mudanças globais sobre doenças de plantas para a adoção de medidas de adaptação, com a finalidade de evitar prejuízos à agricultura brasileira.

 

“Este trabalho é inédito no País, pois trata as questões climáticas como um tema diretamente ligado ao desenvolvimento da cultura do morango. O artigo avalia que com a alteração das temperaturas e dos índices pluviométricos, as doenças presentes nas lavoras de morango também podem aumentar. Isto é um alerta para que tenhamos consciência de que isso pode acontecer”, ressalta Hélcio Costa.

 

Ele acrescenta que o Incaper foi a única instituição de pesquisa que representou o Espírito Santo nesta publicação. “Este trabalho é um esforço diário do Instituto, pois temos em nossos trabalhos o desenvolvimento da agricultura familiar com qualidade e as modificações climáticas auxiliam no desenvolvimento de pragas no morango e em outras culturas também”.

O livro, lançado em novembro, possuí 356 páginas com 20 artigos científicos escritos por mais 48 cientistas de instituições como o Incaper, a Embrapa, as universidades federais de Viçosa e do Paraná, e Universidade de São Paulo, além do Centro de Pesquisa do Cacau, Instituto Biológico de Campinas, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, entre outras instituições brasileiras de pesquisa agropecuária.

 

“A elaboração deste trabalho é resultado do esforço integrado de especialistas de várias instituições de pesquisa e fomento, sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente. Esta obra visa à divulgação dos conhecimentos adquiridos ao público em geral, para a conscientização a respeito do problema e para subsidiar a adoção de medidas de adaptação aos impactos das mudanças climáticas sobre doenças de plantas. Pretende-se ainda com este documento chamar a atenção da importância da sustentabilidade da agricultura que se constitui a base deste complexo agroindustrial gerador de divisas, com o qual pode contar o Brasil de hoje”, diz Celso Manzatto, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente.

 

Celso Manzatto conclui dizendo que esta obra serve como um alerta sobre os desafios futuros à segurança alimentar nos trópicos, e também como um alento por deixar claro a competência e a dedicação de pesquisadores e cientistas que poderão resultar em soluções para os novos desafios que as mudanças climáticas impõem.

 

* A publicação pode ser acessada gratuitamente no link da Embrapa

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS