Primeira cerveja de conilon do mundo é lançada em Conferência Internacional

O que se faz com 20 quilos de conilon em grãos? Toda essa quantidade rende 20 mil xícaras de café ou… 500 litros de cerveja! O lançamento da primeira cerveja de conilon do mundo é um dos destaques da Conferência Internacional de Coffea canephora.

 

A nova marca de cerveja recebeu o nome de Robusta, uma homenagem ao conilon, matéria-prima que garante cor, sabor e aroma à bebida. O grão utilizado na formulação é cultivado em São Gabriel da Palha.

 

Por se tratar de uma cerveja especial, a produção não deve passar de três mil litros por mês, o que corresponde a aproximadamente 1.800 garrafas. O mestre cervejeiro responsável pela formulação da cerveja de café conilon contou mais detalhes sobre a bebida em entrevista. Flávio Barone é graduado em engenharia cervejeira pela Universidade Técnica de Munique, Alemanha, mestre em cervejaria e especialista em fermentação. Realiza ainda trabalhos na área de consultoria de sabor.

– Como surgiu a ideia de produzir uma cerveja à base de café conilon?

 

Um dia nós estávamos conversando com Bento Venturim e ele nos trouxe nada menos que 20 quilos de robusta em grãos. Minha esposa não sabia o que fazer com aquela quantidade toda de café, então eu resolvi levar para a fábrica e tentar fazer uma cerveja. Foram quase 60 garrafas logo na primeira produção. Esta cerveja foi criada no início de 2012, em março, em homenagem ao Sr. Bento, que é produtor de café em São Gabriel da Palha. Devido à surpreendente demanda e aceitação, decidimos lançar a nova marca durante a Conferência Internacional de Coffea canephora.

 

– Já que a aceitação foi grande, vocês já pensam em produzir a cerveja em larga escala?

 

Primeiro é importante destacar que a Robusta não é uma cerveja artesanal. Nós temos recursos tecnológicos de uma grande cervejaria. Temos condições, inclusive, de produzir em escala comercial, mas não é nossa intenção. A robusta é uma cerveja especial, do tipo Porter (típica do Reino Unido, com agradável sabor amargo), uma cerveja gourmet.

 

– Mas uma das características da Porter é o sabor amargo. A Robusta também é assim?

 

Existem outras cervejas feitas com café no Brasil, uma de Belo Horizonte (MG) e outra de Ribeirão Preto (SP). Mas elas levam o arábica na sua formulação. E nós observamos que os consumidores reclamavam muito do sabor. O gosto forte do café se destacava. Por isso, nossa preocupação em tornar a Robusta uma cerveja mais aromática. O cheirinho de café aguça a vontade. Ficou uma cerveja bem leve, de sabor agradável, com notas de chocolate e malte torrado. A Robusta é a primeira cerveja do mundo feita de conilon. O grau de torrefação do grão não pode ser alto, para não amargar.

 

– Quem bebe cerveja normalmente também aprecia um tira-gosto. Qual a sua sugestão?

 

A Robusta é uma cerveja gourmet e harmoniza muito bem com queijos. Pode ser apreciada sozinha, depois das refeições, igual ao cafezinho. E pode ainda ser combinada com sobremesas, principalmente à base de chocolate ou café.

 

– E o próximo desafio, qual será?

 

Vamos caprichar ainda mais na apresentação. A Robusta será envasada em garrafas de 750 ml com rolha. Vai ficar parecendo champanhe. Além disso, pensamos em transferir a fábrica de Viana para São Gabriel da Palha, de onde vem o conilon usado na formulação.

 

– A Robusta já está disponível no mercado? Quanto custa?

 

A garrafa de 600 ml é vendida a R$ 20,00. Mas a Robusta não é uma cerveja vendida em supermercado ou em bares. Por enquanto, ela pode ser encontrada apenas na Casa do Cervejeiro, no Hortomercado. Em breve, será servida no Bar Abertura da Praia do Canto.

 

– Vai parar por aí ou pretende utilizar outro produto da agricultura capixaba para fazer cerveja?

 

Na Jamaica, conhecemos uma cerveja feita de banana. Estamos pensando em fazer isso aqui no Espírito Santo. Iconha tem uma excelente produção e nós contamos com a ajuda do Incaper para identificar a espécie de banana que melhor se encaixa na formulação.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS