Produtores do Polo de Tangerina estão recebendo 10 mil caixas plásticas para facilitar a colheita e o transporte dos frutos. O investimento de R$ 150 mil é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Os municípios beneficiados são Domingos Martins, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Castelo, Vargem Alta e Marechal Floriano.
Na semana passada, o Centro Regional de Desenvolvimento Rural Serrano, em Domingos Martins, vinculado ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), recebeu as caixas para repassar aos produtores dos municípios que compõem o Polo de Tangerina Ponkan. As próximas entregas serão realizadas nesta terça-feira (18) ao município de Alfredo Chaves e na próxima sexta-feira (21) a Santa Leopoldina. As caixas plásticas, além de aumentar a higiene dos produtos, irão facilitar o escoamento e qualificar a produção nos municípios.
“O cultivo na Região Serrana tem como característica o reduzido uso de agrotóxicos, com a qualidade superior dos frutos, devido ao excelente grau Brix (quantidade de açúcar), o que aumenta a qualidade da fruta e melhora o sabor, tornando-se um excelente diferencial para a citricultura regional”, destacou o gerente Estadual de Fruticultura, Dalmo Nogueira.
“O objetivo deste repasse é melhorar o transporte dos frutos visando à qualidade. O Governo do Estado investiu nas caixas para que os agricultores tenham uma colheita mais eficaz e com boas práticas de transporte para evitar danos aos produtos”, afirmou o engenheiro agrônomo Sebastião Antônio Gomes, que coordena as atividades nesse polo de fruticultura.
O período de colheita proporciona aos produtores de tangerina ponkan uma boa remuneração, principalmente para os que utilizam alguma tecnologia (como adubação, irrigação, manejo cultural).
Polo de Tangerina
Organizado pela Seag, o Polo de Tangerina das Montanhas no Espírito Santo foi criado para incentivar o desenvolvimento e a expansão do plantio da fruta em terras capixabas. Quem adere ao programa tem acesso a políticas públicas, acompanhamento especializado pelo Incaper e apoio do setor privado.
O Estado tem hoje cerca de mil hectares de tangerina. Desse total, 750 hectares estão concentrados nos municípios prioritários da região do novo polo. Uma das ações é o repasse de mudas aos produtores da região e a meta é ampliar o plantio da fruta para 1,2 mil hectares em todo o Estado, sendo 850 hectares nos municípios prioritários.
Os municípios prioritários do Polo de Tangerina são Domingos Martins, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Marechal Floriano.
O polo também apresenta potencial de expansão para os municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Itarana, Santa Teresa, Castelo, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Viana e Cariacica.