O setor de apicultura cresce a cada dia no Espírito Santo. A Rede Capixaba de Apicultura é formada por mais de 25 municípios do Estado, os principais são Domingos Martins e Afonso Cláudio. Produtos como própolis, pólen e cera são alguns dos itens produzidos a partir do mel capixaba e serão apresentados na “Ilha do Mel” durante a Feira Sabores da Terra, realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura- Seag, Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Sebrae, entre os dias 27 a 30 de setembro na Praça do Papa, em Vitória,
Neste ano os estandes com materiais feitos à base de mel serão organizados pela Federação Capixaba das Associações de Apicultores do Espírito Santo (Fecapi). Artesanato e doces produzidos com o mel de diversos municípios capixabas estarão disponíveis na feira.
Outro atrativo da “Ilha do Mel” são as abelhas sem ferrão, que ficarão soltas, já as com ferrão estarão expostas em um espaço confinado.
De acordo com o analista do Sebrae/ES, Adriano Mattos, a apicultura é uma atividade simples e também é bastante adaptável às diferentes condições climáticas das regiões brasileiras, principalmente quando praticada com abelhas africanas .
“Essa atividade gera renda para centenas de famílias. Uma das vantagens de desenvolver a apicultura no Estado é a possibilidade de praticá-la de forma fixa ou migratória. Isso significa que o produtor não precisa necessariamente ter terras próprias e ainda conta com o apoio de associações, como a Fecapi”, explicou Adriano.
Serviço
A Feira Sabores da Terra é aberta ao público e será realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória.