Enduro da Independência desbrava a Rota Imperial

O Enduro da independência promete movimentar vários municípios capixabas no mês de setembro. Lançado durante o Exportur 2013 a 31ª edição do maior e mais tradicional enduro de regularidade do Brasil conta com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e terá como cenário a Rota Imperial, quarto trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto a Vitória.

 

 A capital do Espírito Santo será o ponto de partida da competição, que promete receber 500 pilotos, e passará também por Venda Nova do Imigrante, Vale do Aço (Ipatinga e Coronel Fabriciano), Serra do Cipó (Cardeal Mota) e terá chegada na cidade de Ouro Preto.

 

O evento de lançamento contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; secretário de Turismo de Vitória, Paulo Renato Fonseca Junior; presidente da organizadora da prova, a TCMG, Gustavo Jacob; diretor da Findes para assuntos da Rota Imperial, Paulo Teodoro, e do piloto vice-campeão Brasileiro, Jomar Grecco.

 

Gustavo Jacob, presidente da TCMG falou das expectativas para a primeira vez da prova no Espírito Santo: “Serão quatro dias de prova e uma caravana que movimentará mais de duas mil pessoas. A competição tem tudo a ver com a rota e os pilotos serão os novos bandeirantes da estrada real”.

 

Gustavo ainda salientou que os pilotos serão distribuídos entre as categorias master, sênior, over 50, over 40, júnior, feminino, novato, dupla graduado e dupla novato.

 

O secretário do Turismo, Alexandre Passos, relatou os novos projetos para a Rota Imperial. “A Secretaria de Turismo investiu bastante para tornar a Rota Imperial uma realidade. A nova demarcação e sinalização foram fundamentais para atrair grandes eventos para o roteiro que, com certeza, será importante na inserção do Espírito Santo como um dos destinos turísticos mais atrativos do país”.

 

 

Rota Imperial

História, cultura, turismo e desenvolvimento econômico se misturam na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.

 

A história dessas vias começa durante o período da exploração do território nacional em busca do ouro. Para controlar o trânsito de mercadorias no Brasil, a Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas.

 

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros estados, a imigração europeia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar.

 

O projeto Rota Imperial contempla 14 municípios capixabas – Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante.

Confira mais Notícias

Delegação capixaba participa dos Jogos Escolares Brasileiros em Recife

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade