Nessa sexta-feira (11), aproximadamente 150 agricultores participaram do Dia de Campo sobre a cultura do café conilon na localidade de Montevideo, em Conceição do Castelo. O evento, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ocorreu em uma das localidades mais produtivas do município.
De acordo com o chefe do escritório local, Adilar Viana, a comunidade de Montevideo produz oito mil sacas de café anualmente. “As 43 famílias da comunidade possuem, ao todo, 400 mil pés de cafés, sendo que 100 mil são de novas linhagens”, afirmou. Ele disse que esse crescimento na produção está relacionado às tecnologias que o Incaper e parceiros disponibilizam aos agricultores.
Durante o Dia de Campo, houve o lançamento do concurso do café conilon de qualidade, e troca de experiências entre técnicos do Incaper e agricultores sobre nutrição equilibrada, espaçamento e desbrota como ferramenta de aumento de produtividade e melhoramento genético. Além disso, houve pronunciamento de autoridades locais.
Para o produtor rural e integrante do conselho comunitário de Montevideo, Tiago Zaque, a atividade promovida pelo Incaper foi muito importante para a localidade. “Na comunidade, todo mundo vive do café, que é o carro chefe da nossa produção. Tudo que conseguimos em termos de desenvolvimento da produção foi devido à assistência do Incaper”, afirmou. Ele disse que em sua propriedade a produção de café é de 500 sacas anuais.
Já o proprietário do local onde foi realizado o evento, Odair José Milagre, a realização do Dia de Campo em sua propriedade foi uma satisfação. “Me sinto honrado em receber esse encontro, pois é um rico momento de troca de experiências”, disse Odair
O Dia de Campo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).