Com o intuito de produzir café de uma forma que não cause prejuízos ao meio ambiente, 30 produtores de Marechal Floriano irão adequar a utilização dos secadores de café das suas propriedades para garantir a certificação ambiental do maquinário. O licenciamento será fornecido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), aos produtores de café da região, nesta quarta-feira (13), a partir das 13h30.
Os agricultores, que vão receber os certificados durante o Grande Encontro da Agricultura Familiar, no Centro de Agronegócios do município, já receberam orientações de como usar adequadamente o secador de café, e terão que fazer uma série de adaptações ambientais na propriedade. Para que o produtor continue a realizar esse trabalho, os técnicos do Incaper e Idaf vão fiscalizar as mudanças a serem feitas no secador de café.
O extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, explica que, para permanecer certificado, o produtor deve usar apenas lenha de área reflorestada; manter a reserva legal da propriedade; e, nos casos em que o secador de café estiver em uma Área de Preservação Permanente (APP), é preciso reflorestar o dobro da área de onde se localiza o maquinário.
Além dessa série de adequações, o agricultor também deve ter controle dos resíduos produzidos pelo secador de café e emitir de forma indireta a fumaça ao meio ambiente, diminuindo assim a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.
Grande Encontro da Agricultura Familiar
Até o final do ano, o Incaper vai realizar 20 ´Encontros da Agricultura Familiar´, que atingirão todas as regiões capixabas e aproximadamente 5 mil produtores rurais. O objetivo é instruir os agricultores sobre as políticas públicas voltadas ao setor e proporcionar um melhor entendimento a respeito dos benefícios que possuem dentro da atividade agrícola.
O primeiro encontro aconteceu em Mimoso do Sul e, nesta quarta-feira (13), será a vez de Marechal Floriano. Nesta quinta-feira (14), o evento será realizado em Presidente Kennedy e, na sexta-feira (15), em Iconha.
Durante o evento, o Incaper irá abordar os seguintes temas: Benefícios do Seguro e Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (Seaf e PGPAF); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sua ligação com Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); e as normas do Crédito Rural.
Segundo coordenador de Agricultura Familiar e Crédito Rural no Incaper, José Braz Venturim, que também será um dos palestrantes do evento, o encontro é uma forma de propiciar a atualização, para que os participantes tenham mais conhecimento sobre as leis que os regem.
Vou falar sobre as regras de enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sobre o conselho de Agricultora Familiar e sobre o Plano Safra, que incluem encargos financeiros e linhas de financiamento. Tudo para garantir aos produtores um melhor entendimento sobre as políticas públicas, concluiu Braz.
Programação:
– 13h30 – Recepção dos participantes
– 14h00 – Palestra Crédito Rural e PRONAF José Braz Venturim Coordenador de Agricultura Familiar e Crédito Rural do INCAPER
– 15h00 – Procedimentos na Emissão da DAP Declaração de Aptidão para o PRONAF- Nioben Francisco Simmer- Presidente dos Sindicatos dos trabalhadores Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.
– 15h30 – Intervalo
– 16h00 – A importância do Crédito Rural SICOOB – B. BRASIL e BANESTES
– 17h00 – Assinatura de Termo de Compromisso e Recebimentos dos Certificados de Licenciamento Ambiental dos Secadores de Café
– 18h30 – Encerramento e Jantar