* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Os homens de Conceição do Castelo vão ter um mês inteiro para cuidar da saúde. Em agosto, uma unidade de saúde vai funcionar à noite uma vez por semana para atender moradores do sexo masculino com idade de 18 a 59 anos. Eles terão acesso a vários serviços gratuitos de saúde, incluindo consulta médica.
O horário extra para atendimento aos homens faz parte de uma campanha da Secretaria de Saúde do município. Toda quarta-feira do mês de agosto, a unidade Adila de Almeida vai funcionar das 17h às 20h para atendimento exclusivo aos homens. Serão feitos 30 atendimentos por dia e os pacientes terão acesso à aferição de pressão arterial, medição do nível de glicemia e verificação do índice de massa corporal. Se desejar, o homem poderá fazer testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e hepatites B e C. Depois, o paciente será encaminhado para consulta médica. Além disso, serão dadas orientações sobre saúde bucal, Tuberculose e Hanseníase.
![]() |
O horário especial para atendimento aos homens é uma forma de facilitar o acesso deles aos serviços de saúde. “Atualmente, a saúde é voltada à prevenção. As mulheres têm o hábito de procurar as unidades para atendimentos preventivos, mas os homens, às vezes, só procuram um médico quando a doença já está pré-instalada. À noite, a maioria deles já saiu do trabalho e está indo para casa, o que facilita a ida à unidade de saúde”, explica Carlos Eduardo Ferreira, enfermeiro referência da saúde do homem em Conceição do Castelo.
Os homens também poderão fazer o Cartão do SUS e completar ou iniciar o cartão de vacinação. O horário de atendimento exclusivo aos homens é apenas a partir das 17h. Durante o dia, a unidade Adila de Almeida atenderá normalmente ao público em geral. Quem quiser mais informações, pode ligar para a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Castelo pelo telefone (28) 3547-1368.
Serviço
Campanha “Saúde do Homem” em Conceição do Castelo
Quando: dias 06, 13, 20 e 27 de agosto
Onde: Unidade Adila de Almeida, localizada no Bairro Nicolau de Vargas e Silva
Quanto: o atendimento é gratuito. Serão oferecidas 30 fichas por dia de campanha