A tangerina está em período de safra e movimenta a comercialização na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag). Já foram comercializados 669.740 quilos de tangerina ponkan neste início de colheita. São 2.9242,68 quilos comercializados de 2011 até o maio de 2012, e o preço médio está R$ 14,00 a caixa, e R$ 0,78 o quilo .
Incluída no grupo das cítricas, a fruta é cultivada em regiões de clima tropical e subtropical. No Espírito Santo, os principais municípios produtores são Domingos Martins, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, seguidos por Afonso Cláudio, Brejetuba, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Itaguaçu, Santa Tereza, Guarapari, Castelo e Vargem Alta.
A safra teve início no mês de abril com previsão de terminar em setembro, e a sua maior produção ocorre nos meses de junho e julho. Segundo o setor de estatística da Ceasa/ES, este ano, a previsão é de estabilidade na oferta.
Valor nutricional
Rica em vitaminas A e C e minerais, a tangerina é indicada principalmente para combater a gripe e o resfriado. É também conhecida por ajudar a baixar o colesterol e reduzir os riscos de doenças cardíacas, e também tem efeito diurético, digestivo e contribui na eficiência física.
A casca contém limonóides, uma substância que pode prevenir a proliferação de tumores e evitar os danos das substâncias tóxicas no organismo, por isso é recomendada principalmente para os fumantes.