Agricultor da comunidade de Cachoeira Alta aboliu o cultivo de bananas e apostou na produção de uva. Ele já iniciou a colheita dos frutos da safra deste ano.
O cultivo de uva vem ganhando destaque em Alfredo Chaves. O distrito de São Bento de Urânia, a 44 Km da Sede, com quase mil metros de altitude, é o pioneiro na cultura. Há cerca de dois anos novos produtores estão investindo no plantio da fruta. De lá para cá, agricultores de outras comunidades começaram também a apostar nisso.
Um bom exemplo vem da Sede do município, bem na localidade de Cachoeira Alta. Além do turismo, forte fator econômico no local, os moradores só produziam banana, coco, café e leite. Hoje, já se pode contar com uma belíssima plantação de uvas. Engana-se quem pensa que é só privilégio das terras altas, explica o novo produtor da fruta, Eloilson de Souza Cetto. A minha cultura está a 20 metros no nível do mar, tem apenas dois anos é já está produzindo. Estou trabalhando dentro das técnicas recomendadas, desde quando plantei as mudas, disse.
Ele abandonou o cultivo de banana e coco, que rendia pouco, e arriscou na fruta. Fiz um empréstimo e iniciei o plantio. Temos cerca de mil pés de uva de mesa em um local que antes tínhamos coqueiros e bananeiras, contou satisfeito. Cetto disse ainda que este ano iniciou a terceira colheita. A maior parte da produção é vendida para turistas, moradores locais e supermercados da cidade e municípios vizinhos. Desde o dia 05 de dezembro iniciei a colheita da Isabel precoce. Até o dia 20 irei colher a Niágara rosada, muito adocicada e com aroma agradável, recomenda.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 50 famílias cultivam uva em São Bento de Urânia e outras 20 estão iniciando em outras regiões do município. Segundo dados do setor, a cultura de Eloilson é pioneira fora do distrito de Urânia e que ainda produz outras espécies que lá não suportariam devido ao clima frio.
Cetto, já pensa em expandir a lavoura. Vou preparar outro terreno para o plantio e aprender mais sobre o cultivo, contou. Hoje ele tem 0,6 há, com mil pés da fruta, onde são cultivadas as variedades Isabel precoce, Niágara rosada, Violeta, Clara e Vênus. Já na região de São Bento de Urânia, 80% da produção é da variedade Isabel.
Já em São Bento de Urânia, por ser a região mais fria, a colheita será realizada no início de fevereiro.
Quem estiver interessado em visitar a lavoura ou comprar a fruta basta entrar em contato com o produtor pelo telefone (27) 9945-1288. Cachoeira Alta fica a 5 km da Sede de Alfredo Chaves.
* Leia também: Produtores de uva criam associação em Vargem Alta