O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai profissionalizar 20 pecuaristas de Laranja da Terra com o curso Formação e Manejo de Pastagem. As aulas serão realizadas nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (01), no Centro Tecnológico Fé e Alegria (Cetefa), na Comunidade Córrego Laranjinha, com o objetivo de alavancar a produção de leite no município. São parceiros na iniciativa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Prefeitura Municipal de Laranja da Terra (PMLT) e o Projeto Estação Agrieco.
O primeiro dia do curso vai abordar as práticas necessárias para garantir o desenvolvimento dos pastos de maneira sustentável. Segundo o extensionista do Incaper David Augusto Neto, o bom nível de brotação do capim pode ser obtido com técnicas simples, como o pastejo rotacionado – em que a área de pastagem é dividida em piquetes e o gado se alimenta de forma alternada – e o manejo correto. “Todos os produtores que irão participar do curso já adotaram a técnica do pastejo rotacionado em suas propriedades, com bons resultados. A partir dos conhecimentos sobre o manejo correto atrelado a essa técnica, poderão conquistar melhores resultados”, destaca.
Já no segundo dia da capacitação, os participantes serão orientados sobre alimentação e sanidade do rebanho. Ainda de acordo com o extensionista, serão apresentadas as vantagens da alimentação baseada em cana de açúcar adicionada de ureia. “A técnica consiste em diluirmos uma determinada quantidade de ureia em água, para que seja adicionada à cana, que é um alimento oferecido aos rebanhos de leite pela maioria dos pecuaristas do Estado. Assim, é possível fazer com que as bactérias presentes no estômago do animal absorvam melhor os nutrientes presentes na cana e aproveitem também as proteínas da ureia”, explica.
As palestras serão acompanhadas de atividades práticas durante a tarde dos dois dias de curso. A produção de leite em Laranja da Terra, apesar de tradicional, mas não tão expressiva, chega a quase quatro milhões de litros por ano. Ao dia, são produzidos cerca de 10.320 litros de leite. No município, a atividade está presente em 177 propriedades. Para David, a região possui grande potencial para a pecuária de leite, em função da mão de obra já familiarizada com a atividade e o clima favorável para o bom crescimento do capim. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no telefone (27) 3736-1171.
Programação
31 de agosto (quarta-feira)
9 horas – Café da manhã e abertura do evento
9h30min – Palestra 'Formação e manejo de pastagens', com José Gilberto Vial (Incaper) e Hebert Vasconcellos Ferreira (Incaper)
11h30min – Almoço
12h30min – Visita à propriedade para demonstração prática sobre pastagem
16h30min – Café da tarde
17h – Encerramento
1 de setembro (quinta-feira)
8h30min – Café da manhã
9 horas – Palestra 'Alimentação de bovinos de leite', com Bevaldo Martins Pacheco (Incaper), e palestra 'Sanidade do rebanho leiteiro', com Viviane Starling Schwans (Incaper)
11h30min – Almoço
12h30 – Visita à propriedade para demonstração prática dos assuntos abordados nas palestras
16h30min – Café da tarde
17h – Encerramento